Indústrias podem perder R$ 67 bilhões com feriados nacionais de 2017

A indústria brasileira poderá perder R$ 66,8 bilhões com os nove feriados nacionais e três pontos facultativos deste ano. O valor representa 4,4% do PIB industrial do país, o maior percentual registrado desde 2008.

Apresentado hoje pelo Sistema FIRJAN, o levantamento “Custo dos Feriados Nacionais para a Indústria”, tem como base a relação de feriados e pontos facultativos divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O estudo não contabiliza a Quarta-feira de Cinzas, por ser ponto facultativo até as 14h, e o Dia do Servidor Público. Vale lembrar ainda que o país ainda convive com mais de 40 feriados estaduais e milhares de municipais.

Dos 12 dias não trabalhados no país, apenas um será num fim de semana. Dos dias restantes, cinco caem na terça ou na quinta-feira, o que facilita o “enforcamento” de um dia. Para a FIRJAN, mesmo que não sejam contabilizados como feriados esses “enforcamentos” desestimulam a atividade produtiva, resultando em perda de produtividade.

A Federação lembra, ainda, que as perdas não se restringem às empresas. As paralisações na atividade industrial provocam uma grande queda de arrecadação tributária para o governo. A estimativa é que essa perda pode chegar a R$ 27,6 bilhões em 2017, o equivalente a R$ 2,5 bi a cada feriado nacional, considerando os tributos federais, estaduais e municipais.

Entre as propostas defendidas pelo Sistema FIRJAN está a de que os feriados que caem no meio de semana sejam deslocados para segunda ou sexta-feira. A medida contribuiria para a redução do “custo Brasil” e para o aumento da competitividade da indústria. A FIRJAN propõe também que em meses com a ocorrência de dois ou mais feriados, estes ocorram no mesmo dia, de forma a preservar o número de dias úteis.

A Federação reitera que em vista da urgente necessidade de estimular a atividade produtiva e, ao mesmo tempo, ajustar as contas públicas, a mudança seria extremamente oportuna.

Acesse a íntegra do estudo "O Custo Econômico dos Feriados Nacionais para a Indústria"