Indústria 4.0 amplia possibilidades de inovação para empresas


 


Produzir sem sequência planejada, de forma customizada e com maior produtividade são vantagens da Indústria 4.0. As características e benefícios desse modelo, também conhecido como 4ª Revolução Industrial, foram apresentados a empresários durante palestra no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação.


 


A integração entre Internet das Coisas (IoT), robótica, realidades aumentada e virtual, Big Data, inteligência artificial, impressão 3D e prototipação são algumas das tecnologias que a Indústria 4.0 utiliza para deixar os processos mais ágeis. “Uma das facilidades na virtualização é simular ambientes e, ao modificar algo no mundo virtual ele instantaneamente mudará no físico, e vice-versa”, pontuou Gabriela Ichimura, especialista em Inovação do Sistema FIRJAN.


 


Uma alternativa para mitigar riscos no desenvolvimento e lançamento de produtos é a prototipação. Gabriela explicou que o melhor momento para errar, mudar um projeto e fazer um protótipo é na fase inicial, quando o investimento ainda não é tão alto.


 


“Os protótipos aumentam a compreensão sobre o produto e refinam as ideias sem gastar muito dinheiro. Isso porque é possível prototipar aspectos de modo individual, como aparência, funcionalidade, interação e reação do público-alvo, ou seja, não precisa ser o produto finalizado”, informou a especialista.


 


Gabriela explicou tecnologias da Indústria 4.0 que podem fomentar a inovação nas empresas


 


Mauricio Ogawa, gerente do IST Automação e Simulação, destacou que o Sistema FIRJAN oferece soluções e serviços para auxiliar empresas em projetos de inovação tecnológica: “Temos três ISTs e dois Institutos SENAI de Inovação (ISIs), além de profissionais alinhados com as principais tendências de mercado”.


 


Fomento à inovação


 


Fabiano Gallindo, especialista em Inovação da FIRJAN, apresentou as linhas de fomento à inovação. Entre as disponíveis, ele detalhou o Edital de Inovação para a Indústria, que disponibiliza cerca de R$ 54 milhões em caráter não reembolsável e atende empresas de todos os portes.


 


“A Federação capacita os interessados a modelarem seus projetos de modo a terem mais chances de ganhar o edital. Além disso, o Sistema FIRJAN monitora constantemente as linhas disponíveis para as indústrias fluminenses”, explicou Gallindo. O Edital de Inovação para a Indústria tem chamada contínua, ciclos de avaliação trimestral e submissão das propostas a qualquer momento.


 


O Laboratório Aberto SENAI também é uma alternativa para aprimorar ou desenvolver novos produtos. Com equipamentos de ponta, novas tecnologias e a filosofia do “faça você mesmo”, ele estimula o empreendedorismo e a inovação para transformar ideias em soluções reais e, assim, aumentar a competitividade e a produtividade das empresas.


 


Na ocasião, os empresários fizeram uma visita guiada pelo IST Automação e Simulação para conhecer os benefícios das instalações do SENAI. Julio Souza, proprietário da Vantec Imagens Aéreas, percebeu novas oportunidades com a aproximação do SENAI.


 


“Trabalho com drones e novas tecnologias, então sinto a necessidade de recorrer à inovação e a processos automatizados, que são mais rápidos, otimizados e com menor custo. Vou montar um projeto para tentar o Edital de Inovação para a Indústria e poder usar todo o potencial do SENAI”, disse o empresário.


 


A palestra Inovação em Negócios – Prototipando na Indústria 4.0 aconteceu em 12 de julho.


 


Acesse o monitoramento realizado pela FIRJAN das linhas de fomento disponíveis.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.