Guia traz passo a passo para empresas do setor de vidro reduzirem emissões de gases de efeito estufa


A

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

lança nesta sexta-feira (10) a publicação

Estratégias Corporativas de Baixo Carbono ? Setor do Vidro

. O guia, o quinto da série que já contemplou os setores elétrico e eletrônico, de têxtil e confecções, de produtos de limpeza e de mineração, traz orientações para empresas reduzirem emissões de gases de efeito estufa a partir de uma análise de oportunidades e riscos específicas do segmento industrial. O documento foi produzido em parceria com a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) e a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros (Abravidro).

O lançamento da publicação, destinada prioritariamente a gestores das áreas de meio ambiente, será realizado durante a 12ª edição do

Glass South America Tecnologia e Design

, o maior evento do setor vidreiro da América Latina, que ocorre nesta semana em São Paulo. No guia, os interessados poderão conferir o passo a passo para inserção do carbono no planejamento estratégico das empresas.

Para isso, são detalhados procedimentos em três fases: diagnóstico; implementação; e divulgação e engajamento. No diagnóstico, há orientações sobre medição de emissões de gases de efeito estufa, considerando as peculiaridades do setor, além de questões fundamentais para se avaliar riscos e oportunidades para as empresas.

Na fase de implementação, o guia detalha como colocar em prática políticas e programas, definir metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa e implantar iniciativas de mitigação. Já na etapa de divulgação e engajamento, os gestores recebem dicas de como divulgar as ações a acionistas e outros públicos interessados. A publicação é gratuita e está disponível para donwload.


SETOR VIDREIRO

? De acordo com dados da Abividro, a produção de vidro em 2005 no Brasil foi de aproximadamente 2,6 milhões de toneladas e em 2012 foi de 3,03 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de aproximadamente 25% da produção de vidro no período. Mesmo com o crescimento na produção, as emissões de gases de efeito estufa ficaram praticamente estáveis nesse setor no período. No entanto, em 2013, com a forte expansão do setor, houve aumento nas emissões.

O setor do vidro energo-intensivo e, por isso, torna-se um grande emissor de gases de efeito estufa. Aproximadamente 85% as emissões de gases de efeito estufa das indústrias de fusão de vidro são oriundas dos fornos e ao consumo de energia elétrica.


SAIBA MAIS

– Veja abaixo os guias de cada setor:

Maria José Rodrigues

Imagem: Reprodução

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.