Gestão de SST na era do eSocial entra em pauta na Fibra

Publicado em 23/11/2016 pelo

site da FIBRA

. Por Aline Porcina

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) realizou, nesta terça feira (22), o curso gratuito ?Como fazer gestão de SST na era do eSocial??. A ação foi iniciativa da Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, em parceria com o Sebrae e com o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promovido pela Confederação Nacional da Indústria.

O evento foi voltado para empresários do setor industrial, engenheiros e gestores de Segurança e Saúde no Trabalho de empresas industriais, e teve como objetivo apresentar os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando pontos de atenção relacionados à gestão do cumprimento das obrigações de SST e incentivando a ação coletiva para buscar a modernização da legislação trabalhista e previdenciária.

Na abertura do encontro, o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu, destacou a importância de implementar de forma adequada os processos relativos à SST, a fim de evitar possíveis penalizações. ?O eSocial vem para regulamentar uma prática que muitos de nós, como empresários, já cumprimos. Neste primeiro momento, pode ser que as empresas tenham um pouco de dificuldade para se adequar, mas, futuramente, esse processo vai facilitar muito a gestão, já que todos os dados estarão organizados eletronicamente?, disse.

O curso foi ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) João Carlos Victória de Araújo, que é formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo ele, a partir desta implementação, a fiscalização será mais ágil e eficaz, uma vez que as informações trabalhistas, previdenciárias e tributarias serão declaradas previamente pelo empresário. ?Todas as variáveis que dizem respeito à gestão de SST, a partir deste momento, deverão ser vistas de uma maneira diferente. Se existe alguma exposição, fator de risco, ruído ou qualquer coisa do tipo, deverá ser declarado. Inclusive, o impacto destes fatores na tributação, como adicionais de periculosidade ou insalubridade. Desta forma, não cabe mais ao empresário apenas expor a situação, mas também comprovar que está lidando com ela de forma adequada?, explicou.

Entre os temas trabalhados durante o encontro, estavam: o eSocial de acordo com a legislação brasileira e com os órgãos públicos nacionais; os Impactos do eSocial na gestão de SST; Eventos de interesse; boas práticas de SST; e a ação da indústria para a competitividade.

Participando da ação, o empresário do ramo alimentício Ronaldo Francisco Santos sanava dúvidas sobre o processo e relatava as dificuldades que está encontrando nesta fase de implementação. Proprietário da Panificadora Ave Branca, ele conta que já tem os equipamentos e softwares necessários, mas agora precisará investir em capital humano. ?O eSocial vai impactar, principalmente, no aspecto econômico, porque teremos que qualificar os funcionários e isso vai gerar mais um custo para nós, empresários. Sei que são mudanças necessárias e, por isso, acho esta iniciativa da Fibra excelente, já que orienta os empresários quanto às medidas que devem ser adotadas?, finalizou.

O Programa de Desenvolvimento Associativo ? PDA

O PDA é um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial e o associativismo. Desde 2007, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de criar um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentável do país.

Além de informar e capacitar os empresários, as ações do PDA também abordam temas atuais e relevantes para a rotina de produção de cada setor, como negociações coletivas, legislação empresarial, relações trabalhistas e redução de despesas.

Mais informações sobre a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra podem ser encontradas pelo telefone: (61)3362-6115.