Sindirepa Rio ajudará na gestão da frota da PM RJ

Formado por representantes de diversos setores fluminenses, foi instalado no Rio o Conselho FIRJAN de Segurança Pública. A primeira reunião do grupo contou com a participação de Raul Jungmann, ministro Extraordinário da Segurança Pública, de Sergio Duarte, Vice Presidente da Firjan e de Celso Mattos, Presidente do Sindirepa Rio, Conselheiro e Diretor da Firjan. O novo Conselho tem por objetivo contribuir com propostas para a melhoria da gestão pública na segurança e para a retomada do desenvolvimento econômico do estado e, consequentemente, do país.

O Conselho é presidido interinamente por Celso Mattos, administrador e advogado. No tema de gestão de frota, o presidente do Sindirepa Rio pode explicar um pouco mais sobre o novo modelo que está em andamento e as fases da implantação da gestão atualizada, o que garantirá rapidez no pagamento, na regulação e transparência dos serviços prestados.

Segundo Celso Mattos definiu-se com o Ministro e o General interventor que: “Ficou estabelecido que na segunda fase somente empresas associadas do Sindirepa Rio ficam no projeto, dessa forma conseguiremos fiscalizar com mais efetividade os reparos e a necessidade do conserto”

Segundo o Ministro :

“Nenhuma das cidades e países que viveram grandes crises na segurança pública saíram dessa situação no curto prazo. A recuperação em Bogotá levou oito anos; em Medelín, nove anos”, afirmou Jungmann, para quem a mobilização e o apoio da sociedade, a exemplo do novo Conselho, são fundamentais para a necessária continuidade das ações no médio e longo prazos.

Para Celso Mattos, o caminho a ser trilhado exige parcerias e a união de setores e de agendas, papel que o Conselho está assumindo. “Se não solucionarmos o problema de for não resolveremos a segurança pública, não seremos um país desenvolvido”, frisou.

O Conselho amplia a atuação do Sindicato e da FIRJAN na área da segurança pública e fortalece a troca de conhecimento e experiências. “O Rio tem a vantagem de ser ouvido, prova disso é a intervenção federal no estado. Nós falamos para o Rio e para o Brasil”, ressaltou Sergio Duarte.

Entre as ações da Federação e do Sindicato no setor estão o estudo “O impacto econômico do roubo de cargas no Estado do Rio de Janeiro”; e a “Gestão da Frota Automotiva

Entre os conselheiros estão a deputada estadual Marta Rocha; a deputada federal Laura Carneiro; o ex-comandante da Polícia Militar Alberto Pinheiro Neto; o subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Estado Rodrigo Alves; Joana Monteiro, presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP); Breno Melaragno, procurador-geral de Justiça do Rio, José Eduardo Gussem;presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); Marco Aurelio Ruediger, diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Odílio Ferreira, diretor presidente da Autopista Fluminense.

A primeira reunião do grupo ocorreu na sexta-feira, 03 de maio e terá o desdobramento no próximo dia 04 de maio e na semana seguinte.