FIRJAN apresenta ao FMI estudo sobre situação fiscal dos estados brasileiros

O cenário econômico do Brasil e do estado do Rio foi tema da reunião realizada entre representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Sistema FIRJAN.  No encontro, Guilherme Mercês, gerente de Estudos Econômicos da Federação, apresentou o recente estudo da FIRJAN sobre a situação fiscal dos estados brasileiros e o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), que avalia as contas públicas dos municípios.

Mercês explica que a reunião foi bastante proveitosa, e que o FMI procurou a FIRJAN para conhecer sua avaliação sobre o panorama econômico brasileiro e fluminense: “O FMI veio em missão, pois estão construindo um relatório da economia brasileira, que será divulgado nos próximos meses”.

De acordo com ele, também foram debatidas as possibilidades de parcerias entre as instituições para desenvolvimento de novos estudos relativos às contas públicas municipais e estaduais.

“A vinda, pela terceira vez, do FMI à FIRJAN representa um reconhecimento do Fundo em relação aos estudos que a Federação elabora na área de macroeconomia e gestão do orçamento público”, concluiu.

A reunião com o FMI aconteceu em 11 de maio, na sede da FIRJAN.