FIERO – Normas reguladoras que impactam a indústria foi tema de capacitação do PDA em Vilhena e Cacoal

Publicada em 10/8/2016 pelo site da FIERO. Pela Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero.

Vilhena – Cacoal (RO) – A capacitação, ministrada pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Luís Carlos Martins da Silva, integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e contou com a participação de 24 empresários de Vilhena e 28 de Cacoal, respectivamente nos dias 3 e 4 de agosto. A iniciativa é uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero); sindicatos filiados e o Sebrae Nacional, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Destinado para presidentes de sindicatos, empresários e gestores do setor industrial, o curso apresentou um panorama das normas regulamentadoras que mais afetam a indústria e como lidar com elas.

Ao todo, Martins abordou dez Normas Regulamentadoras que têm tido mais impacto em termos de autuações para a indústria. As NRs número 5 (CIPA); 6 (EPI); 7 (PMCSO); 9 (PPRA); 12 (Máquinas e Equipamentos); 15 (Atividades e Operações Insalubres); 16 (Atividades e Operações Perigosas); 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) e 35 (Trabalho em  Altura).

Segundo o consultor, o tema desenvolvido teve o objetivo de orientar empresários, gestores de recursos humanos, dentre outros profissionais da indústria, a conhecer quais Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho geram mais autuações às indústrias, e saber como implantá-las na empresa.

Professores e técnicos do Senai de Cacoal ? que sediou o curso, também prestigiaram o workshop buscando conhecimento para a prática docente em sala de aula. Para o diretor da unidade, Marcos Braúna, o evento veio ao encontro das ansiedades das indústrias, pois em sua análise, as Normas Regulamentadoras impactam de forma direta o dia a dia das empresas. Braúna acrescenta que o ministrante, de forma clara e objetiva, passou dicas importantíssimas para que os empresários estejam mais preparadas quanto as NRs.

O presidente do Sistema Fiero e do Conselho Deliberativo do Sebrae ? RO, Marcelo Thomé, comentou que a participação dos empresários nas ações do PDA é fundamental, ainda mais quando são abordados temas, que transversalmente afetam a indústria.