FIERO – Empresários de vários segmentos participam da capacitação em Gestão de SST e exigências do eSocial do PDA

Publicada em 13/6/2016 pelo

site da FIERO

.

Porto Velho

? O superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, em nome do presidente Marcelo Thomé, deu as boas vindas e abriu falando da importância da capacitação para os empresários da capacitação do PDA sobre Gestão de SST e exigências do eSocial, que aconteceu na última sexta-feira, 10 de junho, no auditório da unidade Senai Marechal Rondon. Gilberto Baptista explicou porque o PDA e a Fiero trouxeram este tema para debate. ?Com o eSocial, o Ministério do Trabalho e a Previdência Social vão monitorar todas as empresas com o objetivo de evitar problemas nas relações trabalhistas. Este trabalho preventivo impacta nas empresas, pois o empresário não está habituado a isso e daí a importância desta iniciativa de informar e de capacitar o empresário. Nosso objetivo é que este material seja disseminado para outras empresas e sindicatos?, disse.

O engenheiro de Segurança do Trabalho e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gustavo Werner abordou vários pontos importantes, incluindo contextualização do arcabouço legal, as principais ferramentas que as empresas terão de implementar para atender os requisitos do eSocial, e aprofundar o conhecimento sobre como alimentar o que dentro do sistema, tudo sempre focado na saúde e segurança do trabalhador.

Werner ressaltou que a inciativa do PDA junto aos sindicatos e empresas busca favorecer e desenvolver as filiações, e proporciona um ganho de conhecimento para as empresas, para que elas entendam melhor o que podemos identificar de oportunidade ou ameaças na nova era do eSocial. A ideia principal é como blindar as empresas para implementação do sistema. ?O eSocial faz parte do sistema público de escrituração digital, usado por outros órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal. Ele tem interligação com a Previdência Social, Caixa Econômica, e agora vamos entrar com este módulo onde serão inseridas as questões referentes às relações trabalhistas dentro deste sistema. Daí a importância de estar sempre à frente, para que se faça um atendimento de todos os aspectos legais?, explicou.

Ainda de acordo com o ministrante, os empresários estão identificando a necessidade de fazer algumas melhorias na gestão das empresas visando esta implementação e principalmente pensando no ambiente externo, e ao mesmo tempo adequando seu ambiente interno de produção para o atendimento a estes requisitos. ?Por isso focamos na mudança desta relação entre setores nas empresas. Nas relações que teremos de melhorar na área contábil, Recursos Humanos, financeiras e área de saúde e segurança do trabalho? comentou Werner.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé destaca o pioneirismo da capacitação que aconteceu pela primeira vez em Porto Velho e contou com apoio dos sindicatos filiados. ?Por meio dos sindicatos é possível adotar uma postura ativa e se antecipar em relação a questões que impactam na indústria. Desta forma é possível formar um sistema de representação mais forte e coeso, gerando um ambiente de negócios favorável? argumenta. Thomé lembra que o PDA é um instrumento para o associativismo empresarial, e visando sempre contribuir para o crescimento das indústrias, trabalha no fornecimento de cursos para empresários. ?Vale ressaltar o trabalho da equipe do Núcleo de Apoio à Indústria, que tem contribuído junto a Fiero no atendimento aos sindicatos?, finalizou.

Entre os 40 participantes marcaram presença na capacitação, o presidente do Sindipan/RO, José Balbino, o vice-presidente Pompeu Vieira Marques, o presidente do Sindimóveis, José Carlos de Moura Lopes, dentre outros empresários, lideranças sindicais e representantes do Sesi. A capacitação também foi realizada quinta-feira (9) na sede do Sindigraf/RO, na capital, e capacitou o mesmo número de participantes.

As capacitações integram as ações do PDA, uma parceria da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) por meio do Núcleo de Apoio à Indústria (Nai), com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo fortalecer a representação empresarial e estimular o associativismo.