FIEP/PB promove curso sobre Segurança e Saúde no Trabalho na era do eSocial

Publicada em 4/8/2016 pelo

site da FIEP

. Por Elayne Halule.

Na última terça-feira, 02 de agosto, foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba ? FIEP, em Campina Grande o curso ?Como fazer gestão de Segurança e Saúde no Trabalho na era do eSocial??. O evento foi uma iniciativa da FIEP em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

O curso foi ministrado por Cláudia Pellegrinelli, Consultora da Confederação Nacional da Indústria – CNI, graduada em Engenharia Civil pela PUC MG, possui especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela UFMG. Atualmente coordena o Programa Especial de Saúde e Segurança na Mineração promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração –  IBRAM ? a nível nacional.

O objetivo da iniciativa foi contextualizar o que é o eSocial e seus impactos na gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) dentro das empresas. O curso também propôs evidenciar que boas práticas e ações da indústria podem elevar a competitividade.

Com duração de oito horas, o curso contou com um público de cerca de 50 participantes, entre empresários, contadores e profissionais de recursos humanos de mais de vinte indústrias paraibanas. A exemplo da Coteminas, Alpargatas, Andrade Marinho, Kenner, Mibra,Plasnog, Duraplast, Mano a Mano, Americanflex entre outras.

O objetivo da capacitação foi  mostrar informações e transferir conhecimentos a respeito da mudança para a fiscalização eletrônica, onde as empresas terão que informar quais práticas de SST elas adotam, sendo avaliados posteriormente, se essas informações estão em conformidade. Além de, alertar as indústrias quanto à necessidade de que as empresas prestadoras de serviços também desempenhem os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários.

Durante todo o ano a FIEP estará desenvolvendo ações do PDA que serão divulgadas através dos sites de todos os sindicatos. Outras informações: (83) 2101-5476.