FIEMG – Curso orientou sobre atendimento à fiscalização do trabalho


Publicada em 31/5/2016 pelo

site da FIEMG

.

Todas as indústrias estão sujeitas à fiscalização do trabalho, exercida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Mas quais são os objetivos da fiscalização? O que o fiscal pode solicitar? Quais são os limites da sua atuação? Como a empresa deve se comportar ao atender o fiscal ou o procurador do trabalho? Para esclarecer e debater questões como essas, a Regional Rio Doce da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) realizou no dia 31 de maio, o curso ?Como Atender à Fiscalização do Trabalho?.

O instrutor do treinamento foi o advogado especialista nas áreas do Direito do Trabalho, Relações Trabalhistas e Sindicais, José Eduardo Gibello Pastore. O curso foi realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae..

Foram apresentadas no treinamento as normas gerais e específicas que regulam a ação fiscal, os documentos exigidos e os procedimentos adotados nas fiscalizações. O ponto principal, que será discutido, são as boas práticas no atendimento à fiscalização: como os representantes da indústria devem se comportar e que cuidados devem tomar para evitar autuações e multas. O curso é gratuito e faz parte do projeto Associa Indústria, iniciativa da CNI, que visa fortalecer as estruturas sindicais no país.

Pastore revela que o segredo para atender a fiscalização é a comunicação e a questão comportamental durante o atendimento do fiscal do trabalho. ?Muito do resultado da fiscalização vai depender da forma como a empresa recebe e atende ao fiscal do trabalho. A fiscalização é um momento tenso e de estresse e para minimizar e ter sucesso, a empresa deve trabalhar a sua questão comportamental e sua comunicação. A empresa deve treinar e estar preparada para atender o fiscal, se comunicar e entregar tudo que for preciso?, informou.

A presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Rozâni Azevedo, destaca a importância da participação dos empresários no treinamento. ?Um dos objetivos da Federação das Indústrias é munir as empresas de informações importantes, para o funcionamento da empresa no dia a dia. Com a realização do curso, queremos que elas evitem autuações e multas. Oencontro é voltado para profissionais e empresários industriais. É uma oportunidade para que eles possam identificar formas para aprimorar a gestão da empresa quanto às relações do trabalho?, disse.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.