FIEC – PDA realiza curso em Juazeiro do Norte sobre como se preparar para o mercado internacional


Publicada em 23/6/2016 pelo

site da FIEC

.

Com o propósito de apresentar as principais oportunidades e desafios para a internacionalização de micro e pequenas indústrias, uma parceria entre CNI/FIEC e SEBRAE, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo, realizou no último dia 22, em Juazeiro do Norte, curso sobre como se preparar para o mercado internacional.

Lucimara Trevejo, especialista em internacionalização de empresas e mestre em administração pela FGV, foi a facilitadora do evento. Ela tem 24 anos de experiência corporativa na área internacional, atuando na promoção de produtos brasileiros no exterior e na abertura de novos mercados para as áreas de importação e exportação. Atuou em empresas dos setores têxtil, metalúrgico e da construção civil, dentre elas Fibra (Grupo Vicunha), Têxtil Tabacow, Duratex e Deca.

Entre os temas em destaque no curso, os desafios e as oportunidades que se apresentam às indústrias a partir do movimento de internacionalização das empresas, bem como os subsídios que possibilitam aos empresários construírem alternativas que favoreçam a superação dos desafios à internacionalização. Lucimara explicou também sobre as modalidades de internacionalização existentes.

Para finalizar, descreveu a estrutura brasileira de promoção da internacionalização, orientando os participantes quanto ao escopo de atuação das entidades envolvidas e as formas de acesso aos serviços oferecidos. Além disso, mostrou a importância da sua participação no Sistema de Representação da Indústria, destacando que por intermédio de seus sindicatos as empresas podem contar com o apoio de um Centro Internacional de Negócios estruturado para atender suas necessidades.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.