FIEC – PDA promove em Juazeiro do Norte curso sobre como reduzir custo da energia

Publicada em 10/6/2016 pelo

FIEC Online

.

Com o propósito de disseminar informações sobre a composição da conta de energia elétrica das empresas industriais e como o seu custo prejudica a competitividade da indústria, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), por meio da CNI/FIEC/SEBRAE, realizou quinta-feira (9/6), nas instalações do SENAI de Juazeiro do Norte, o curso como reduzir o custo da energia elétrica. O encontro contou com a presença de profissionais das industrias Bom Sinal, Trevo Drywall, Indústria de Calçados Malu, Sandálias Apuana, Itapuí Barbalhense Indústria de Cimentos, entre outras.

O curso foi facilitado pelo consultor Carlos Eduardo Faria dos Santos, engenheiro de produção pela PUC Rio, com especialização pela PUC Chile e pós-graduação pela FGV Rio, ambos em análise e avaliação de projetos. Eduardo atua há mais de 15 anos no setor elétrico, nas áreas de regulação, distribuição, comercialização e geração de energia elétrica, com destaque para atividades desenvolvidas em projetos de revisão tarifária, de implantação de sistemas  de geração limpa e de gestão da energia para agentes participantes do mercado livre de energia.

Durante o evento, Carlos Eduardo descreveu porque o custo da energia se tornou tão elevado no Brasil, em comparação a outros países. Em seguida apresentou a estrutura da conta de energia elétrica de um consumidor industrial e descreveu as modalidades de contratação de energia elétrica, mostrando aos participantes como avaliar se é possível otimizar os custos de sua empresa ao alterar a modalidade de contratação. Como também forneceu orientações com o intuito de ajudar as empresas a obter melhor desempenho na produção com menor gasto de energia.

O consultor apresentou ainda um histórico do sistema de tarifas adotado no Brasil, com o objetivo de fixar os conceitos de remuneração do serviço pelo custo e de remuneração pelo serviço (regulação por incentivo), que é a atual metodologia adotada. Ele abordou também os processos de reajuste e revisão das turificas, incluindo as formas de participação das empresas nestes processos.