FIEB – Sindcerbe participa de encontro setorial em MG


Publicada em 30/6/2016 pelo

FIEB Ação Sindical

.

Presidentes de 14 sindicatos de bebidas de todo o país se reuniram na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), dia 21 de junho, para o 2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Bebidas, ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com Federações de todo o país.

No encontro, foram apresentadas as boas práticas do Sindicato das Indústrias de Cerveja e de Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas). Inativo em 2004, hoje o sindicato conta com 150 empresas associadas, especialmente de produtores de cachaças e cervejas artesanais. A síntese do sucesso está numa estratégia simples: a contratação de um executivo. Entre as ações destacadas estão a implantação de um sistema de comunicação segmentada e atualizada (cerveja, cachaça, refrigerantes, sucos e energéticos e água mineral) e a defesa de uma carga tributária mais justa para o setor (regimes especiais de ICMS para cervejas e cachaça artesanais), além do oferecimento de assessoria especializada para os associados com ênfase em planejamento tributário.

?Ficamos muito bem impressionados com a boa prática mineira e ficou clara a necessidade de ter profissionais competentes nos sindicatos?, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral no Estado da Bahia (Sindcerbe), Jefferson Noya, que participou do encontro, pelo segundo ano, representando o setor industrial baiano.

Os presidentes participantes também reavaliaram os desafios e propostas definidas no 1º Intercâmbio, realizado ano passado, no Rio de Janeiro, e formularam novas propostas. ?O contato com presidentes de outros sindicatos e a formação desta rede colaborativa são muito valiosos?, completou Noya.

A previsão este ano é a realização de nove Intercâmbios no total. O objetivo da iniciativa é estreitar o relacionamento entre líderes empresariais de diferentes estados, e possibilitar a discussão de temas relevantes para a competitividade da Indústria, em quatro eixos: gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.