FIEAC – PDA orienta planejamento estratégico do SINPAL

Publicada em 13/7/2016 pelo

site da FIEAC

.

Com a finalidade de construir de forma colaborativa a identidade do sindicato, seus objetivos estratégicos e definir temas para planos de ação, o Sindicato das Indústrias de Alimentos do Estado do Acre (SINPAL) realizou, no dia 8 de julho, a reunião de Planejamento Estratégico, com o consultor Marcos Suassuna, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

Suassuna explicou que o programa é mais um estímulo para o sindicato empresarial refletir sobre os desafios de competitividade do setor que representa e traçar planos de ação para superá-lo, além de repensar a sua forma de relacionamento com as empresas representadas, identificando oportunidades de trabalho cooperativo e oferta de produtos e serviços. “A diretoria do sindicato participou ativamente da reunião e juntos construímos a identidade organizacional, com sua missão, visão e valores. Fizemos uma análise do contexto atual do setor e do próprio sindicato com relação as suas fortalezas, fragilidades, oportunidades e ameaças”.

Ele ressaltou ainda que, em cima do contexto discutido, foram definidos os objetivos estratégicos para o desenvolvimento setorial, para a defesa de interesse dos associados e prestação de serviços, além da sustentabilidade do sindicato com relação a sua gestão financeira. “Foi um exercício extremamente importante e participativo, demonstrando que a diretoria do sindicato está realmente muito atenta a tudo aquilo que é de importância para os seus associados”.

“Foi altamente produtiva, considerando que agora temos uma definição das ações para os próximos 2 anos. Vimos, também, várias formas de valorização do sindicato junto aos filiados existentes e aos que venham a se filiar, mostrando as vantagens que o associativismo traz para as empresas sindicalizadas. Hoje temos um caminho claro e objetivo a ser seguido”, concluiu o presidente do SINPAL, José Luiz Assis Felício.