FIBRA – Construção civil recebe curso "Como pagar menos tributos?"


Publicada em 8/6/2016 pelo

site do Sistema FIBRA

. Por Aline Porcina.

Os empresários da indústria da construção civil participaram, nesta quarta-feira (08/06), do curso “Como pagar menos tributos?”, que tem como objetivo esclarecer dúvidas quanto aos três regimes tributários brasileiros: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cerca de 20 representantes do setor participaram do encontro, que foi realizado no edifício-sede da Fibra e teve 08 horas de duração. Entre os temas mais debatidos estavam a equalização da carga tributária, os diferencias de alíquotas, a apuração de tributos, os pontos positivos e negativos de cada regime e as ações da indústria para fomentar a competitividade.

O curso, uma iniciativa da Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), foi ministrado pelo consultor da CNI especialista em controladoria Sergio Henrique Conceição, com mais de 20 anos de experiência em consultoria, auditoria e planejamento tributário. Segundo ele, “Como pagar menos tributos?” tem um duplo papel: informar ao empresário o quanto é importante aperfeiçoar as práticas administrativas da empresa para que, a partir disso, ele tenha condição de gerenciar melhor a questão dos tributos; e criar uma condição favorável ao diálogo amplo e profundo sobre o sistema tributário.

?Com o conhecimento da gestão financeira e da vivência da própria empresa, é possível dialogar com o segmento e com os órgãos governamentais no sentido de aperfeiçoar as dinâmicas tributárias. Todos querem melhorar o país, mas essa melhoria passa necessariamente por uma discussão tributária. Se a gente faz o movimento de propor diálogos qualificados e equilibrados, podem ser criadas novas dinâmicas, capazes de manter a arrecadação da fazenda e, ao mesmo tempo, que não impactem negativamente no ambiente de negócios das empresas e nem na vida social da população?, explica Sérgio.

O engenheiro Civil Hamilton Filho participou do curso representando a empresa Engicrel Engenharia, e destacou a importância de estar sempre se atualizando quanto aos processos de gestão tributária. ?De modo geral, as empresas do Brasil têm que participar desses cursos para se atualizar, pois as normas mudam todo dia e a todo momento. A gente nunca sabe se está certo e, quando está errado, normalmente está errado pagando mais do que deveria. Por isso, é importante estar bem enquadrado e bem seguro dentro desse sistema complexo de regime tributário que foi apresentado. Eu já tenho um dever de casa para fazer na empresa. Anotei alguns pontos para verificar como estamos fazendo e se podemos fazer diferente. Considero esse tipo de atividade essencial para adequarmos os procedimentos e gerenciar nossa empresa da melhor forma possível?, finaliza o engenheiro.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.