Sindirepa visita unidade Senai Jacarepaguá e o seu FABLAB

O Presidente do Sindirepa, Celso Mattos, esteve no último dia 12 de abril visitando o Senai Jacarepaguá, na mesma data que a equipe do Ministro Paulo Guedes, pode observar o 9º FABLAB.
Presidente do Sindirepa – Celso Mattos verificando um pistão fabricado no FABLAB
Veja um pouco do vídeo do FabLab, clique aqui.

Um ambiente pensado para estimular a inovação, com laboratórios de fabricação digital voltados para a educação profissional. A criatividade em uma nova dimensão dentro da Firjan SENAI.

No laboratório FabLab, os alunos são estimulados a desenvolver todo o processo produtivo para construção de soluções para a indústria – da ideia ao protótipo, passando por todas as etapas até chegar a avaliação do resultado –, sem contar o conhecimento adquirido para a elaboração da documentação técnica dos projetos.

Novos desafios

Ao longo dos anos, a indústria se transformou. E nós estávamos prontos para suprir cada uma das demandas que surgiram.

Com os recentes avanços na manufatura digital, a Firjan SENAI forma profissionais ainda mais qualificados para os novos desafios da indústria. Para isso, nossos alunos têm acesso a softwares e equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser e os kits Arduino, para montagem de circuitos eletrônicos, entre outros.

Pioneirismo

Somos a primeira instituição de educação profissional a adotar o FabLab no Brasil, com um laboratório piloto no IST Automação e Simulação, e outros oito FabLabs na Firjan SENAI de Campos, Duque de Caxias, Itaguaí, Friburgo, Jacarepaguá, Niterói, Resende e na Casa Firjan. Em breve, Macaé também vai ganhar um laboratório. A ideia é que, até 2020, o estado tenha 19 desses laboratórios em nossas unidades. Esse pioneirismo desenvolve em nossos alunos habilidades, competências e atitudes inovadoras. Afinal, inovar é fundamental para uma indústria mais competitiva.

Por dentro do FabLab

O laboratório FabLab da Firjan SENAI é mais do que uma sala de aula ou um laboratório de prototipagem. É a transformação desses dois espaços em um novo ambiente. Um ambiente voltado à educação para inovação, no qual todo processo criativo é realizado em um só lugar.

Aqui, uma ideia inovadora é proposta e analisada em equipe, dando início à concepção de um projeto. Aqui ocorre a escolha de materiais e construção de protótipos. Aqui são realizados testes e ajustes nos projetos. Aqui uma ideia pode virar uma solução. Aqui começa a surgir um profissional multidisciplinar, preparado para a nova indústria.

Alunos descobrem o Senai FABLAB, clique aqui e assista o vídeo.

Kit do FabLab

Rede Mundial

A rede FabLab é uma inciativa que surgiu no Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT – Massachuttes Institute of Technology. Ingressar nessa rede é proporcionar aos nossos alunos o acesso a um ambiente com centenas de laboratórios FabLab interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento trabalhando em parceria e em tempo real.