Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega a Recife

Mulher observa a exposição do Prêmio Marcantônio Vilaça em Recife

O

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

desembarcou, nesta terça-feira (27), na cidade natal do artista que dá nome à premiação. Recife é o último destino a receber a fase

itinerante

do projeto. As obras de Berna Reale, Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA) podem ser vistas no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) até 27 de novembro. No museu também estão expostas algumas

obras

da homenageada dessa edição, a artista Amelia Toledo.

O visitante poderá conhecer ainda o projeto de

curadoria

vencedor da 5ª edição do prêmio: a mostra ?Zona de Perigo?, do goiano Divino Sobral, que tem trabalhos de 12 artistas brasileiros com suas visões sobre criminalidade, violência, segurança e justiça. ?Essa mostra nasceu de um processo de pesquisa premiado. A ideia é fazer pensar sobre que direito tem um homem de culpar e de matar o outro?, explica Sobral.

Antes de chegar a Recife, a mostra passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Para o brasiliense Gê Orthof, é de extrema importância a oportunidade de mostrar os trabalhos em diferentes cidades. ?Essa edição do Prêmio mostrou uma produção do país como um todo. Colocar isso em circulação pelas capitais é único e serve de incentivo para outros artistas?, afirma. A artista Berna Reale também se empolga quando o assunto é levar as obras a diferentes lugares do Brasil. ?O Prêmio Marcantonio Vilaça só nos incentiva a continuar. A achar que ainda vale a pena fazer arte neste país?Ouça:

O PRÊMIO

? O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, do

Serviço Social da Indústria (SESI)

e do S

erviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

. A ideia é promover a integração das artes em suas diversas manifestações e fortalecer os acervos públicos brasileiros. Em outubro será lançada a sexta edição do Prêmio.

Para o superintendente do SESI de Pernambuco, Nilo Simões, estimular a arte contemporânea é fundamental. ?Os artistas também aprovam essa iniciativa porque traz abertura de mercado e novos conhecimentos. A arte está inserida na economia?, finaliza.

FOTOS DA EXPOSIÇÃO

? Veja como foi a abertura da exposição em Recife. As fotos estão no

Flickr da CNI

.