Executivos de sindicatos aprendem ferramenta que otimiza arrecadação

Contribuindo para fortalecer os sindicatos do estado do Rio, o Sistema FIRJAN promoveu o Treinamento SIGA, que capacitou executivos e gestores para utilização do Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação. A plataforma virtual, desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), permite a gestão do processo de arrecadação das contribuições sindicais.

“O foco do treinamento é capacitar os executivos dos sindicatos no uso de recursos e ferramentas de gestão financeira de forma a assegurar que possam manter projetos e ofertar maiores benefícios para as empresas associadas”, explicou Luis Arruda, gerente de Associativismo da Federação.

Além da gestão da arrecadação, a ferramenta traz a relação completa das indústrias da base de representação dos sindicatos, possibilitando que possam também desenvolver estratégias para captação de novos associados.  No treinamento, foi abordado como fazer a gestão dessa base, gerar relatórios necessários para a tomada de decisão e guias de contribuições sindicais e realizar o acompanhamento das arrecadações.

Para Fernando Salgado, diretor do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Bebidas em Geral do Rio de Janeiro (Sindbebi), a capacitação foi importante para detalhar as funções contempladas pelo sistema: “Desconhecia alguns tipos de serviço que a ferramenta proporciona e, com as informações obtidas, poderei me aprimorar no uso dela”.

Rosangela Veronezze, secretária do Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para Fins Industriais do Estado do Rio de Janeiro (Siquirj), afirmou que é necessário ter domínio do SIGA, principalmente pela intensa utilização que é feita da ferramenta nos meses de recebimento da contribuição sindical.

“Foi muito produtiva a capacitação que obtivemos para o sistema. Vai permitir a otimização do nosso trabalho. Usamos o SIGA no mínimo duas vezes por semana para atualizar informações, e mais ainda no início do ano”, garantiu.

O treinamento faz parte do Plano de Desenvolvimento Sindical da FIRJAN, que reúne um conjunto de ações para apoiar os sindicatos filiados à Federação em áreas como a financeira, representatividade, relacionamento associativo, eficiência operacional e suporte sindical.

O próximo workshop para executivos dos sindicatos, sobre Associativismo e Representatividade, acontecerá em junho.

O treinamento SIGA aconteceu em 18 de abril, na sede da Federação.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.