Estado do Rio bate recorde de exportação de produtos manufaturados em 2016
Em 2016, as exportações de industrializados superaram a de produtos básicos no estado do Rio, se tornando maioria das vendas externas fluminenses, aponta o Boletim Rio Exporta, produzido pelo Sistema FIRJAN. Esse cenário, que contraria a tendência dos últimos nove anos, foi possível devido ao avanço de 27% nas exportações de manufaturados, que atingiram o maior valor da série histórica iniciada em 1996.
De acordo com Claudia Teixeira, especialista em Comércio Exterior da FIRJAN Internacional, a exportação de manufaturados cresceu principalmente por conta do incremento na venda de Outros Equipamentos de Transporte, que são as plataformas de petróleo. Também foram preponderantes as exportações de Veículos Automotores e Máquinas e Equipamentos.
“Isso é muito positivo para a indústria. Mostra que estamos conseguindo ampliar as exportações além do petróleo bruto, que apesar de ser um produto fundamental para a economia fluminense, há outros setores que também vão se beneficiar ao se inserir no mercado internacional”, afirmou Claudia.
O levantamento revela que os produtos básicos recuaram em razão da queda na receita das vendas de petróleo, afetada pelo preço internacional do barril. “Foram exportados 231 milhões de barris em 2016, 13% a mais que 2015. É um volume recorde. Mas a cotação internacional estava muito abaixo dos valores registrados em 2015, o que impactou a receita”, explicou Claudia.
A balança comercial do estado do Rio fechou o ano com saldo positivo de US$ 4,6 bilhões e avanço de 1% nas exportações, em comparação com 2015. Seguindo a mesma tendência do país, as importações recuaram 27% no período.
Destaque positivo entre os principais parceiros comerciais de produtos exceto petróleo foi o avanço das exportações para a União Europeia, China e América latina. No mercado latino-americano o avanço ocorreu pelo incremento das vendas da indústria automotiva. Por sua vez a China foi o principal destino das exportações de petróleo do estado do Rio.