Encontro de negócios aproxima fornecedores fluminenses de empresa âncora contratada pelo Comitê Olímpico

Publicada em 15/7/2016 pelo

site da FIRJAN

.

Mais de 70 fornecedores fluminenses participaram do Encontro de Negócios promovido pelo Sistema FIRJAN com empresas contratadas pelo Comitê Olímpico. O evento teve como compradora âncora a Universidade Estácio de Sá, que possui demanda de aquisição em mais de mil itens, tais como peças automotivas, produtos hospitalares e descarte de resíduos.

?Ao promover essa aproximação entre compradores e fornecedores impulsionamos o crescimento econômico no estado?, afirmou Simone Amorim, coordenadora de Desenvolvimento Sindical e Empresarial da Federação.

O encontro foi o terceiro com empresas contratadas pelo Comitê Olímpico Rio 2016, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do programa Indústria Campeã.  O projeto, resultado de uma cooperação com o Comitê Olímpico, engaja empresas brasileiras a serem fornecedoras do evento esportivo. Atualmente, cerca de 70% das companhias que fornecem para a Olimpíada são nacionais, e, desse total, 60% estão localizadas no estado do Rio.

De acordo com Marcos Verol, gerente de Suprimentos da Universidade Estácio de Sá, contratar empresas locais traz diversas vantagens para a companhia: ?Temos uma demanda extensa por produtos e serviços, com 37 unidades só no estado do Rio. Nosso objetivo é ampliar o leque de fornecedores fluminenses, contribuindo para a economia local?.

Para Luciana Loyola, consultora de Vendas da Mirage Móveis Corporativos, o encontro foi uma oportunidade para se aproximar de potenciais clientes, além da compradora âncora.  ?Essa é a primeira rodada de que participo e já consegui agendar uma visita em uma empresa que se interessou por nossos produtos?, disse.

Angela Alice, representante comercial da Gráfica e Editora Rio DG, destacou que iniciativas para fomentar negócios, especialmente em momentos de retração econômica, são fundamentais para as empresas do estado: ?Já consegui clientes em reuniões anteriores, por isso é importante participar desses encontros de negócios, uma vez que ampliam nossas possibilidades de vendas?.

Segundo Cristiano Silva, analista de Políticas e Indústria da CNI, outras oportunidades surgirão após os Jogos com possibilidade de novos negócios, como a gestão dos resíduos que serão gerados no evento. ?Vamos trabalhar os itens de saída da Olimpíada, que são materiais sólidos a serem descartados. A ideia é que o tratamento desses resíduos tenha o olhar da indústria, que pode transformá-los em matéria-prima. Contamos com a FIRJAN para nos apoiar nesse processo?, destacou.

O Encontro de Negócios aconteceu em 14 de julho, na sede do Sistema FIRJAN.

Leia a íntegra

aqui