Empresários se reúnem com secretário Beltrame para debater segurança pública

Beltrame falou do processo de pacificação e da importância do SESI Cidadania

Foto: Renata Mello

A importância do estado do Rio no cenário nacional para dar visibilidade a questões relevantes, como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) em prol da segurança, foi tema de destaque no encontro na FIRJAN, entre empresários fluminenses e o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, à frente do cargo há dez anos. A discussão de um programa de segurança pública em âmbito nacional também foi um dos assuntos debatidos.

“Tudo o que é feito no Rio de Janeiro ganha notoriedade em todo o Brasil. Tudo que dá certo aqui repercute muito bem no restante do país. Podemos, a partir da nossa experiência, fazer um modelo para que, mais à frente, o governo federal possa rever seu modelo de atuação utilizando nossa coragem como um case”, defendeu.

O secretário falou também sobre os avanços da instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e da importância da parceria com a Federação na instituição do Programa SESI Cidadania. “Não podemos nos afastar do processo de pacificação porque acreditamos que esta é a maneira ideal de levar cidadania a todos. A FIRJAN foi essencial para que pudéssemos levar oportunidades a pessoas que, antes, não tinham um projeto de futuro. Limitar a questão da segurança pública à polícia é um grande erro. O que nós fizemos foi garantir que instituições como a Federação pudessem atuar”, ponderou.

O presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a atuação do secretário em defesa da segurança pública, em especial, no projeto de pacificação do estado do Rio: “Por meio da ocupação territorial e com amparo social do poder público do estado, nós fizemos a diferença. Nos unimos imediatamente a este projeto com o SESI Cidadania”.

Eduardo Eugenio reiterou o apoio da FIRJAN aos processos de retomada dos territórios comandados pelo tráfico de drogas e defendeu um plano nacional de segurança pública. “Esta casa acredita nos ideais de justiça, defende que todos tenham oportunidades e que o crime organizado não volte a se instalar na nossa cidade e no nosso estado. Daí a importância de a agenda política brasileira incorporar um programa de segurança pública em âmbito nacional”, avaliou.

SESI Cidadania

O Programa SESI Cidadania foi criado em 2010 para levar educação, cultura, saúde, esporte e lazer a moradores das comunidades pacificadas do estado do Rio. As atividades e os serviços sociais são oferecidos de forma gratuita e com base em pesquisa prévia sobre a comunidade, de maneira a identificar as principais carências locais.

O debate aconteceu em almoço realizado pelo Sistema FIRJAN em homenagem ao secretário José Mariano Beltrame, em 22 de setembro, na sede da Federação.