Empresários são orientados sobre gestão de SST na era do eSocial


Publicado em 21/9/2016 pelo

site da FIEMG

.


Com o objetivo de apresentar os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando os pontos relacionados à gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST), a FIEMG Regional Vale do Aço, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promoveu o curso ?Como fazer gestão de SST na era do eSocial? para os empresários da região.

O curso foi ministrado pela engenheira de Segurança do Trabalho, Cláudia Pellegrinelli, que alertou os empresários sobre o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários.

Segundo Cláudia, tudo que o eSocial exige consta na legislação existente, o que está mudando é a forma de tratar as questões dentro da empresa. ?Ele está começando a relacionar, correlacionar todas as atividades e funções. O RH não vai mais trabalhar sozinho, assim como a Saúde e Segurança. O eSocial está obrigando a empresa a ter um sistema de gestão para gerenciar todas as áreas?, explicou.

Para Lucimar Rodriges, funcionária da Emalto, a mudança é positiva. ?O que o governo quer é unir as informações, e o curso vem esclarecer como essa organização deve ser feita sem gerar passivos trabalhistas. Após as adaptações, acredito que irão diminuir as burocracias para a empresa,? disse.

O curso faz parte dos projetos do Programa de Desenvolvimento Associativo ? PDA, executado pela FIEMG em parceria com seus sindicatos (Sinpava, Sindimiva, Sindvest e Sinduscon), com a Confederação Nacional das Indústrias ? CNI e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ? SEBRAE.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.