Diferenciando-se dos demais estados, no Rio de Janeiro, o Gás Natural Veicular (GNV) apresenta uma redução de preço.

Queda no preço do GNV favorece a retomada no setor, diz Sindirepa

A partir desta quinta-feira (1º/2), a Naturgy reduziu as tarifas de gás natural veicular (GNV) em 4,86% para clientes da CEG, na Região Metropolitana do Rio. Já no interior, área de concessão da CEG Rio, a tarifa caiu 3,6%

Rio, 1º de fevereiro de 2024

A partir desta quinta-feira (1º/2), as tarifas de gás natural veicular (GNV) vão reduzir em 4,86% para os postos de combustíveis para os clientes da CEG, na Região Metropolitana do Rio, e uma queda de 3,6% na área de concessão da CEG Rio, no interior fluminense. Além disso, conforme informe da Naturgy, houve corte também para o segmento industrial de 1,08% para clientes CEG e de 3,52% para a área da CEG Rio.

As tarifas residenciais reduziram 1,43% e 1,7%, respectivamente, na Região Metropolitana e no interior do estado. Já no setor comercial, as quedas são de 1,49% na CEG e de 1,97% na CEG Rio.

“Essa redução nas tarifas do GNV impulsionará a retomada das oficinas de instalação de cilindros de gás veicular, promovendo empregos e estimulando a economia. Além disso, proporcionará condições mais favoráveis de competitividade para as indústrias fluminenses”, destaca Celso Mattos, presidente do Sindirepa e vice-presidente da Firjan.

Além disso, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) também decidiu aumentar em 12,5% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, a partir de hoje. Assim, segundo Celso Mattos, o GNV recupera sua posição de combustível social, trazendo economia para a população, motoristas de aplicativos e frotas empresariais.

“Por ser menos poluente, o uso do GNV é ecologicamente correto e adequado até mesmo para o uso em veículos pesados como ônibus e caminhões. O estado do Rio já avançou nesse sentido criando o Corredor Verde na rodovia Presidente Dutra com os postos de combustíveis adequados para o GNV”, afirma Mattos.

Calculadora da Tarifa de Distribuição de Gás Natural

No site de Petróleo e Gás da Firjan, o interessado pelo tema pode navegar pelo Painel Interativo com dados dinâmicos atualizados sobre o gás natural no estado e no país, além de acessar a Calculadora da Tarifa de Distribuição de Gás Natural em todo o país, comparando as tarifas por estado.

Basta clicar em