Decisão afasta cilindros importados e impacta o potencial de instalação de kits GNV no mercado

Rio, 4 de agosto de 2021

Com a publicação da Resolução GECEX nº 225, de 23 de julho de 2021, que estabelece prática antidumping para cilindros de GNV fabricados na China pelo período de cinco anos, o mercado consumidor deve observar reflexos no aumento de preços na instalação de kits GNV nos veículos.

A decisão, tomada no âmbito do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, tem efeito imediato em um momento que entidades representativas apontavam para a escassez de cilindros no Brasil. A resolução destaca ainda a manifestação de uma empresa como representante majoritária da produção nacional de cilindros, que deverá ser a principal beneficiada no processo.

Conforme a avaliação do Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro -, apesar da dificuldade de se prever o valor exato de aumento para o consumidor final, os impactos vão afetar outros setores da economia. “O GNV é o segundo maior consumo de gás natural no estado do Rio de Janeiro. Medidas que afastem a instalação de novos kits na frota de veículos diminuem o potencial de consumo de gás e repercutem em toda a cadeia de valor. As oficinas que tinham expectativa de uma aceleração no ritmo das atividades podem adiar ainda mais a recontratação de trabalhadores” avalia Celso Mattos, presidente do Sindirepa.

Atuando de forma enérgica, o Sindirepa considera que a sua atuação junto à análise do GECEX evitou uma decisão mais prejudicial ao mercado, por parte do Comitê Executivo. Porém, o sindicato continuará trabalhando para um adiamento da data de entrada em vigor para não comprometer os processos de compra já em andamento, garantindo a segurança jurídica das empresas que promoveram as importações dos kits GNV.

Por outro lado, a barreira a importação pode se configurar como uma oportunidade para fabricação nacional para outras empresas no médio-longo prazo. No curto prazo, cabe entender os preços praticados no mercado. Como não cabe recurso no processo, segundo o Sindirepa, o momento é de apurar as dimensões dos impactos e avaliar as medidas cabíveis em prol da competitividade e de mais benefícios para a sociedade com a ampliação do uso do GNV.

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.