Curso ensina empresas sobre como evitar problemas trabalhistas

Publicado em 02/12/2016 pelo

site da FIERO.

Porto Velho (RO)

– Apresentar normas e procedimentos que a empresa deve observar desde a admissão de empregados até a rescisão de contratos de trabalho, para evitar problemas trabalhistas. Estes foram alguns dos temas abordados pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e advogado André Luiz Dias de Araújo, ao ministrar o curso Como evitar problemas trabalhistas, realizado dia 30, no auditório da escola Senai Marechal Rondon, em Porto Velho.

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo, o curso que contou com a participação de 20 representantes de empresas locais, entre eles, dirigentes, executivos, líderes sindicais, empresários e gestores de Recursos Humanos, integra a parceria Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) por meio do Núcleo de Atendimento à Indústria (NAI), Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

André Luiz orientou a respeito da admissão, vigência da relação empregatícia, rescisão do contrato e gestão de conflitos trabalhistas. A intenção é difundir a legislação trabalhista entre os empresários para que possam atuar da melhor forma. ?Existem problemas que se instalados podem inviabilizar uma empresa, por isso é necessários tomar os devidos cuidados?, disse.

Araújo abordou temas como as rotinas trabalhistas na admissão, as rotinas trabalhistas na vigência do contrato, as rotinas trabalhistas na rescisão do contrato, a gestão de conflitos trabalhistas e a ação da indústria para a competitividade. A dinâmica do curso lança mão do modelo perguntas e respostas, antes de apresentar cada tópico do programa, o consultor faz perguntas para verificar os conhecimentos e experiências dos participantes.

Para facilitador, a legislação trabalhista é um dos temas que mais impactam na competitividade das indústrias. ?A empresa deve estar atenta para o fato de que as infrações ocorrem de forma sutil no dia-a-dia. Se a indústria não tiver cuidado, essas infrações começam a ocorrer, por causa de detalhes que podem infringir algum aspecto da legislação trabalhista e ser notificada?.

Segundo a coordenadora do NAI ? Fiero, Cléia Botelho, o curso também foi importante para disseminar a legislação trabalhista. ?Além disso, é importante estimular o envolvimento do empresário, por meio do sistema de representação da indústria, para buscar a modernização desta legislação específica?, declarou.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé acredita que é fundamental a atualização constante, acompanhando as alterações da legislação. ?Para um bom funcionamento da empresa, precisamos nos adequar para atender da melhor forma?, afirmou. ?Seguindo a legislação de forma correta fica bom para a empresa e também para o funcionário. Isso acarreta numa série de benefícios, o funcionário fica mais satisfeito e produtivo?, ressaltou.

Programa de Desenvolvimento Associativo

O PDA tem como objetivo fortalecer a representação sindical empresarial, de modo a aprimorar a atuação das empresas, ao desenvolver a competitividade das indústrias e o crescimento sustentado do país. As iniciativas do PDA são distribuídas em dois eixos: o Associa Indústria, com uma série de cursos e iniciativas oferecidos pelos sindicatos às indústrias representadas, e o Avança Sindicato, que reúne ações para aprimorar a gestão e a comunicação dos sindicatos industriais, com desenvolvimento de competências específicas de líderes sindicais.