Coronavírus: o que as empresas podem fazer para ajudar na prevenção à doença

O Ministério da Saúde brasileiro lançou recentemente um Plano de Contingência Nacional para a Infecção Humana pelo novo Coronavírus – COVID-19. A Organização Mundial da Saúde decretou a situação como uma pandemia mundial. .

Como parceiro estratégico das empresas,  o Sindirepa, através da Firjan SESI e sua equipe médica prepararam orientações para as empresas com dicas de prevenção à disseminação da doença. O material pode ser utilizado por qualquer estabelecimento para divulgar a informação entre seus funcionários.

Orientações para empresas
• Não deixe faltar sabonete nos banheiros da empresa
• Disponibilize álcool gel nos ambientes de trabalho
• Aumente o rigor com a limpeza de áreas comuns, como refeitórios e banheiros
• Intensifique a higienização de maçanetas, corrimãos, pias e demais superfícies de contato frequente. Importante usar água e sabão, álcool a 70%, ou algum produto de limpeza. Só tirar o pó não é suficiente
• Reforce a orientação para que os EPIs sejam higienizados diariamente. Os equipamentos em mau estado devem ser substituídos pela empresa
• Estimule sua equipe a se vacinar contra sarampo e gripe comum, cuja campanha começa em 23 de março
• Adie viagens a negócios a países mais afetados. Se possível, substitua-as por videoconferência
• Dissemine orientações sobre higiene e prevenção entre seus funcionários
• Funcionários com suspeita de contaminação pelo coronavírus devem procurar a rede pública de saúde. Se recomendado pelo médico, deve ficar em casa até se recuperar. Considere como falta justificada, sem qualquer prejuízo ao trabalhador
• Combata a desinformação para evitar o pânico. O Ministério da Saúde mantém atualizado site em que esclarece boatos (fakenews)

Dicas de prevenção
• Lave as mãos com água e sabão com muita frequência
• Utilize lenço descartável para higiene nasal
• Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ou com o antebraço ao espirrar e tossir
• Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as suas mãos estejam limpas.

Como identificar se um caso é suspeito de contaminação por coronavírus
É preciso que o paciente reúna, pelo menos, as seguintes três características. Se isso acontecer, encaminhe o funcionário a uma unidade de saúde
• Febre
• Sintomas respiratórios, como coriza, dor de garganta, espirro e tosse
• Viagem ao exterior ou contato direto com alguém que tenha viajado nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas.