Conheça o Programa Testes Covid-19 do Sindirepa

Para contribuir no enfrentamento ao novo coronavírus e ajudar no diagnóstico da doença, o Sindirepa através da Firjan SESI oferece GRATUITAMENTE para todos os ASSOCIADOS e os seus trabalhadores das indústrias de reparação automotiva fluminenses o Programa Testes Covid-19.

O serviço é exclusivo para empresas ASSOCIADAS ao Sindirepa, via solicitação de pessoa jurídica, não extensivo aos dependentes, em virtude da priorização do atendimento à cadeia produtiva da indústria fluminense, após essa primeira fase poderemos extender aos dependentes.

– Quem pode Contratar o Serviço do Teste Covid-19?
Empresas associadas ao Sindirepa do Estado do Rio de Janeiro, com prioridade para as localizadas nas regiões com maior incidência de casos da Covid-19. O atendimento será iniciado pelo município do Rio de Janeiro, seguido pela região metropolitana e posteriormente as demais localidades. Os testes são exclusivos para empresários e  trabalhadores da indústria de reparação automotiva do estado do Rio, não extensivo aos dependentes e outros perfis de trabalhadores.

– A indústria que também possui rede de estabelecimentos comerciais (lojas) podem solicitar o serviço?
Apenas os estabelecimentos associados ao Sindirepa estão contemplados.

– Qual é o valor do serviço?
Para associados do Sindirepa com as respectivas mensalidades e a contribuição assistencial pagas e com até 100 empregados por CNPJ será gratuito.

– Qual a diferença entre o teste rápido e o molecular?
O teste rápido é realizado a partir da coleta de sangue, com emissão de resultado em média entre 15 minutos até poucas horas. Porém, o teste apresenta baixa sensibilidade e uma maior janela para positividade, ou seja, uma pessoa infectada pode não ser identificada caso ainda não apresente os sintomas.

A análise das amostras do teste molecular RT-PCR, realizado pela Firjan SESI, pode levar até 24 horas para o resultado e é realizada a partir da coleta por swab nariz e boca, de fácil coleta e com capacidade de identificação do vírus antes do aparecimento dos sintomas. O resultado com relatório completo para as empresas poderá ser entregue em até 48 horas.

– Para quem se destina esse serviço do Teste Covid-19?
O teste Covid-19 ofertado pela Firjan SESI é destinado às indústrias associadas ao Sindirepa, com prioridade para as regiões com maior incidência de casos da Covid-19.

– Onde as coletas de amostras serão realizadas?
Nosso modelo de coleta atua de duas formas. Para solicitações de até 60 exames as coletas serão realizadas nas Unidades da Firjan SESI. Para contratações acima de 60 exames a coleta será in company, ou seja nas dependências da própria empresa.

– Qual a indicação para a realização do Teste Covid-19 nas indústrias?
O Teste Covid-19 é indicado, preferencialmente, aos trabalhadores que mantêm sua rotina de trabalho presencial, frequentando ambientes de produção e dependências da indústria. Trabalhadores ativos, em sistema de home office que já conseguem cumprir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde de distanciamento social, não precisam necessariamente ser contemplados nessa ação.

– Quem pode realizar o teste?
Qualquer empresário e trabalhador da indústria pode ser testado, independente da idade e da sintomatologia. O teste é exclusivo para atendimento ao trabalhador da indústria. A solicitação para a realização do teste é realizada via pessoa jurídica. Dependentes não estão contemplados no atendimento.

– Quais os resultados este exame apresenta? Em caso de resultado positivo, o que deverá ser feito?
O teste molecular realizado pela Firjan SESI indica apenas dois resultados: positivo ou negativo. Em caso positivo o protocolo sugerido é de afastamento do colaborador por 14 dias, assim como todas as pessoas que residem no mesmo domicilio. Em caso negativo, ele poderá trabalhar normalmente.

– Um trabalhador com resultado positivo pode contaminar outros funcionários de uma empresa? A empresa deve parar suas atividades?
A escolha do método utilizado pelo Sindirepa  se baseou, dentre outros critérios, na velocidade de detecção. O teste pode ser realizado mesmo em pessoas assintomáticas, para que uma vez positivo, a pessoa seja afastada imediatamente impedindo a disseminação do vírus para o grupo. Esta ação já contribuiria significativamente para a manutenção da capacidade produtiva industrial. No entanto, o trabalhador poderá ser contaminado novamente, o que não pode ser previsto.
Vale ressaltar que é possível reduzir a probabilidade de infecção, considerando que todos estejam alinhados com as medidas de isolamento social, além das normas de higiene e segurança do trabalhador.

– Os resultados dos testes serão enviados para a empresa?
Todos os resultados são sigilosos e, por isso, não serão entregues às empresas.
Em caso de resultado positivo, a empresa será informada de que o colaborador necessita de afastamento. O médico fará o envio do atestado em até 24h com a data do início do período de afastamento de até 14 dias. A empresa deverá informar ao trabalhador e agendar uma consulta por telemedicina (vídeo ou telefone) com o médico da unidade Firjan SESI responsável pela interlocução com a empresa, onde serão passadas todas as informações pertinentes.
Em seguida o profissional médico fará a notificação obrigatória ao Ministério da Saúde.

– O funcionário pode se negar a fazer o teste?
Por não se tratar de um exame ocupacional, o funcionário pode se negar a fazer o procedimento.

Clique aqui para solicitar o seu teste.