Confiança do empresário melhora e alcança o maior valor desde novembro de 2014, informa CNI

O

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

subiu para 45,7 pontos em junho, o maior valor desde novembro de 2014. Foi o segundo mês consecutivo de melhora na confiança dos empresários. O índice cresceu 4,4 pontos na comparação com o mês anterior, acumulando variação de 8,9 pontos nos dois últimos meses, informa a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15), pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

.

Mesmo assim, o indicador continua abaixo dos 50 pontos e longe da média histórica de 54,3 pontos, observa a CNI. Os valores do ICEI variam de zero a cem. Quando estão abaixo de 50 revelam a falta de confiança dos empresários. O indicador melhorou especialmente nas grandes empresas. Nesse segmento, o ICEI alcançou 47,7 pontos em junho, o maior nível nos últimos 24 meses. Nas pequenas empresas, o índice subiu de 38,8 pontos em maio para 43,1 pontos neste mês.

Conforme a pesquisa da CNI, o índice de junho é resultado da melhora dos componentes do ICEI, que revelam a percepção atual e futura dos empresários sobre o desempenho da economia e da empresa. O índice de percepção das condições atuais em relação aos últimos seis meses foi de 45,7 pontos em junho, cinco pontos acima do registrado em maio. O índice de expectativas para os próximos seis meses subiu de 47 pontos em maio para 51,1 pontos em junho, indicando que os empresários estão otimistas em relação ao futuro. “Desde outubro de 2014, o índice de expectativas encontrava-se abaixo dos 50 pontos”, diz a pesquisa.

“O aumento do ICEI deve-se, sobretudo, às expectativas mais positivas. O maior otimismo poderá afetar as decisões do empresário e estimular o aumento da atividade no futuro”, afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo. O ICEI antecipa as tendências de investimentos da indústria. Empresários confiantes no crescimento das empresas e da economia têm mais segurança para investir na produção.


SAIBA MAIS

– Acesse a página do

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

para conhecer todos os detalhes da publicação.

Por Verene Wolke

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.