Confiança do consumidor cai 1,1%, mostra pesquisa da CNI

Depois de quatro meses consecutivos de alta, o

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC)

caiu para 103,2 pontos em novembro. O valor é 1,1%  menor do que o de  outubro e está 5,2% abaixo da média histórica, de 108,8 pontos. A queda na confiança dos brasileiros é resultado, especialmente, do aumento do pessimismo em relação à evolução dos preços, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 25 de novembro, pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

.

O índice de expectativa de inflação caiu 5,6% em novembro frente a outubro.  O indicador de expectativas sobre o desemprego diminuiu 0,8%, o de renda pessoal recuou 2,6% e o de situação financeira teve queda da 1,7% neste mês em relação a outubro.  Quanto menor os índices de expectativa, maior é o número de pessoas que espera o aumento da inflação e do desemprego, a piora da renda pessoal e que percebe  piora da situação financeira.


ALERTA PARA A ECONOMIA

– “A queda do INEC acende um sinal amarelo para a recuperação da economia, porque a confiança é importante para o aumento da demanda. Se a confiança do consumidor continuar caindo, não haverá crescimento do consumo”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo.  O crescimento do consumo é decisivo para a retomada da produção e do emprego.

Mesmo assim, os brasileiros estão mais propensos a fazer compras de maior valor. O indicador de expectativas de compra de bens de maior valor, como carros, móveis e eletrônicos, aumentou 2,0% em novembro frente a outubro. Mas está 0,2% abaixo do registrado em novembro de 2015. “A proximidade das festas de fim de ano e o 13º salário têm grande influência nesse resultado”, avalia Azevedo. Segundo ele, embora os consumidores estejam dispostos a gastar parte do 13º salário, a intenção de compras neste ano é menor do que a de 2015.




SAIBA MAIS

– Acesse a página do

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC)

para conhecer todos os detalhes do estudo.

Por Verene Wolke

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.