Conferência sobre Veículos Inteligentes apresenta carro autônomo brasileiro ao público

O convite para refletir e buscar soluções de regulamentação, metrologia e tecnologia para os carros sem motorista faz parte da “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”, que acontece na Casa Firjan de 26 a 29/11. Na abertura, o público pôde dar uma volta no carro inteligente Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) pelos jardins da Casa.

Carro inteligente Iara rodou pelos jardins da Casa Firjan
Carro inteligente Iara rodou pelos jardins da Casa Firjan Foto: Paula Johas

Realizado em parceria com o Inmetro e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o evento traz para o centro do debate a questão do transporte público e da infraestrutura para os carros autônomos no país e discute a criação de regras claras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes. “Programando um carro inteligente”, “Cidades Inteligentes”, “Segurança físico-cibernética de veículos inteligentes”, “Ética” e “Arcabouço legal” estão entre os destaques das 18 palestras que integram a programação.

“A Conferência vem de uma enorme preocupação para evoluirmos num tema que já é realidade no mundo. Não estamos focados apenas no desenvolvimento de veículos autônomos, mas também em como construir um arcabouço legal de segurança para o cuidado com o ser humano. É um evento multidisciplinar com visões diferentes para contribuir com soluções e proposições”, afirmou José Roberto Soares Scolforo, reitor da UFLA.

Iara: projeto brasileiro

Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro, reforçou a necessidade da discussão para entendermos como os veículos inteligentes irão afetar a nossa vida e os negócios. “É necessário que haja uma regulação bem feita. No Brasil, ainda não desenvolvemos uma ciência regulatória, precisamos introduzir o tema da regulação e metrologia nas universidades”, pontuou Azevedo.

Representantes de ministérios e órgãos de segurança viária, montadoras e fornecedores de tecnologia, profissionais da área jurídica e de seguros, bem como acadêmicos, puderam conhecer o projeto do carro inteligente Iara, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O carro autônomo brasileiro já fez uma viagem de 74 km em Vitória, no Espírito Santo, onde foi monitorado por dois motoristas e por outro veículo à distância.

“A consciência artificial é inevitável. Por isso, é preciso termos eventos como esse para refletirmos e escolhermos um bom futuro”, acrescentou Alberto Ferreira de Souza, professor da Ufes.

Machine Learning

Carlos Carlim, Doutor em Inteligência artificial pela COPPE/UFRJ e coordenador da Faculdade Firjan SENAI, detalhou aos presentes como funciona uma das tecnologias por trás dos carros autônomos: o machine learning. De acordo com o especialista, que desenvolve projetos para a indústria a partir dessa ciência, códigos de computador podem ensinar às máquinas a aprenderem comandos, por meio de redes neurais em um sistema baseado, exatamente, em como funcionam os neurônios humanos.

 

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Carlos Carlim detalhou como funciona uma das tecnologias dos carros autônomos: o machine learning | Foto: Paula Johas

 

“A rede neural é um banco de dados onde inserimos conjuntos de amostras classificadas. A partir daí, faremos programação para que a ela dê as respostas que desejamos. No caso dos carros autônomos, por exemplo, para que identifiquem carros e pedestres à frente e freiem de modo adequado, automaticamente”, explicou Carlim.

Para ele, por outro lado, ainda não estamos preparados para colocar os carros autônomos em livre circulação. Isso porque é preciso resolver alguns dilemas, como a ética: “Como ensinar ética a uma máquina? Como decidir que, em caso de acidente iminente, devemos dar preferência a salvar quem está dentro do carro ou quem será atropelado? Essas questões ainda precisam ser amplamente debatidas”.

Carol Jaguaribe, especialista de Projetos Especiais da Casa Firjan, destacou o papel da unidade, de aproximar as questões da nova economia da sociedade e dos empresários. “A gente tem uma inteligência artificial que aprende com os próprios erros e que vai trazer um impacto na forma de se locomover. Essa é uma temática que ainda é pouco discutida no Brasil e precisamos de um debate para entender a infraestrutura implementada que já existe e quais as mudanças necessárias para esse tipo de veículo. É importante ressaltar que o Brasil é um dos países com maior consumo de automóveis do mundo e, obviamente, é preciso compreender como essa transição será feita”, ressaltou Carol.

Confira aqui a programação completa.

Fonte: Firjan

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