Comprometimento com regras fiscais será determinante para confiança e crescimento econômico, ressalta Firjan

A Firjan considera que o anúncio de um novo arcabouço fiscal, ocorrido nesta quinta-feira, dia 30, é o primeiro passo na direção do equilíbrio fiscal de longo prazo para a economia brasileira. A federação celebra o anúncio, mas destaca que o comprometimento com o cumprimento das regras fiscais é o que determinará a redução da percepção de risco, a retomada da confiança e o crescimento econômico.

De fato, a atividade econômica tem sofrido de maneira significativa nos últimos meses. A queda da produção industrial de 0,3% em janeiro, desempenho divulgado também nesta quinta-feira, reflete bem as dificuldades que a indústria nacional tem passado – e grande parte desse resultado é explicado pelo elevado patamar atual da taxa de juros.

Nesse contexto, a Firjan acredita que estamos no caminho para que a redução da taxa Selic ocorra de forma responsável. É fundamental superar as incertezas no âmbito das contas públicas para garantirmos um equilíbrio macroeconômico entre políticas monetária e fiscal. Ademais, as reformas estruturais, como a tributária e a administrativa, ainda são essenciais para viabilizar o atingimento do equilíbrio das contas públicas.

A Firjan reitera que é imprescindível o comprometimento de todos os agentes da sociedade para colocar em prática essas mudanças necessárias para o crescimento vigoroso e sustentado da economia. Tais medidas contribuirão para o fortalecimento da indústria nacional, que possui um grande potencial para construir um país mais forte e competitivo. E, portanto, pode proporcionar melhores oportunidades de trabalho e renda para a população.

Fonte: Firjan.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.