COLA debate crowdfunding como alternativa de financiamento para a indústria fluminense

O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é uma poderosa e estratégica ferramenta para levantar recursos, especialmente em tempos de crise econômica. A modalidade também é uma importante aliada para testar a demanda por um produto ou serviço no mercado.

O crowdfunding dependem primordialmente, de um bom planejamento e engajamento de rede, com a necessária mobilização de seu público-alvo. O assunto foi tema da primeira edição do COLA, evento que tem como objetivo transmitir conhecimento técnico-criativo e de aplicação prática e imediata para os negócios.

Segundo Felipe Caruso, consultor e editor do site Crowdfunding Brasil, as vantagens desse modelo vão além da obtenção de financiamento: “Um de seus benefícios é exatamente a redução de riscos, ao permitir que o empreendedor receba feedbacks da comunidade formada nesse ambiente online, antes mesmo de lançar o produto”.

Caruso explica que o financiamento coletivo é uma maneira de aperfeiçoar a ideia, sem ter que aportar um grande valor de investimento. Além disso, ainda de acordo com ele, a independência, a ausência de burocracias e a aproximação com o público também são vantajosas.

Atualmente, existem dois modelos de crowdfunding disponível, o ‘tudo ou nada’ e o ‘flexível’. No primeiro, o recurso alcançado só é revertido para o realizador se ele conseguir a meta dentro do prazo estabelecido; caso não consiga, ele não paga a taxa da plataforma, não produz o produto e os apoiadores recebem seu dinheiro de volta. Já a modalidade flexível arrecada o dinheiro atingindo ou não a meta.

Caruso defende que o primeiro modelo se aplica na maioria dos casos por alcançar maior mobilização por parte dos apoiadores, que também se tornam divulgadores: “É uma válvula de segurança para os dois lados, pois o realizador coloca uma meta realista e o apoiador tem certeza de que o projeto não está superfaturado”.

No Brasil, o mercado de crowdfunding ainda é pequeno. Em 2016, foram 28 mil campanhas lançadas, das quais cinco mil conseguiram captar suas metas, movimentando em torno de R$ 80 milhões.

Téo Benjamin, consultor em financiamento coletivo explica que é possível fazer esse mercado crescer:  “Por enquanto, ele supre uma lacuna de financiamento para pequenos e médios projetos, que não têm acesso a editais ou à Lei Rouanet. Atualmente, no Brasil, 90% das campanhas são de até R$ 30 mil”. Ainda segundo Benjamin, trata-se de um valor baixo, mais muito útil para pequenas empresas, por exemplo, fazer protótipos de novos produtos.

Crowdfunding na prática

Thamilla Talarico, especialista de Indústria Criativa do Sistema FIRJAN, destaca que a Federação está capitaneando a difusão do conceito de crowdfunding entre o setor produtivo fluminense. “Identificamos que há um grande potencial para crescimento do financiamento coletivo no estado do Rio, principalmente nesse período de crise”, pondera.

A primeira ação realizada nesse sentido foi a Oficina SENAI de Financiamento Coletivo, projeto-piloto realizado em abril. Thamilla explica que a oficina é uma capacitação direcionada a representantes de projetos escolhidos a partir do Edital SENAI SESI de Inovação 2014-2015-2016.

A iniciativa já está na segunda etapa, em que estão sendo realizadas reuniões individuais de consultoria com os especialistas Felipe Caruso e Téo Benjamin, para reformulação e adequação dos projetos a partir das lições aprendidas na Oficina SENAI de Financiamento Coletivo.

De acordo com Thamilla, após essa etapa, os projetos lançarão suas campanhas de crowdfunding nas plataformas de sua escolha e poderão vivenciar na prática essa experiência, já com o conhecimento técnico necessário para tanto.

Um dos projetos que está sendo redesenhado é uma tampa de duas vidas inspirada no conceito de ecodesign, desenvolvida por Cláudio Patrick, diretor da Bauen Plásticos e coinventor da Clever Cap. O empresário já havia montado uma campanha de crowdfunding, porém sem sucesso.

“Consegui arrecadar somente 3% do valor necessário. A execução desse modelo de financiamento não é fácil. Participei da Oficina SENAI e identifiquei vários erros que cometi no processo Com base no que aprendi na Oficina e nas consultorias, em breve, lançarei uma nova campanha e estou confiante de que essa sim será bem-sucedida”, diz Patrick.

A primeira edição do COLA aconteceu em 30 de maio, na sede da Federação. 


 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.