CNI vai ao Supremo contra lei do RJ que condiciona incentivos fiscais ao depósito de 10% do seu valor em fundo

Na ação, a Confederação alerta que a cobrança de ‘dízimo tributário’ sobre os benefícios fiscais é inconstitucional, porque avança sobre competências constitucionais exclusivas da União

Calculadora
A

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei do Rio de Janeiro nº 7.428/2016, que instituiu o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef).  A norma estabelece que, para terem acesso aos benefícios e incentivos fiscais em vigor ou a serem concedidos pelo Estado, as empresas devem depositar 10% do valor no Feef. Para a CNI, a lei é inconstitucional, uma vez que a parcela a ser recolhida ao fundo configura um novo tributo, cuja competência para criação é de exclusividade da União, além de violar o direito adquirido do contribuinte ao benefício fiscal na forma originariamente concebido.

Na ação, a CNI justifica que, além da importância da posição política quanto à necessidade de respeito a direitos adquiridos e à segurança jurídica, a relevância da matéria está justificada pelos potenciais riscos aos integrantes de todo o setor industrial. Isso porque, apesar dos claros regramentos existentes na Constituição Federal, a lei fluminense sujeita o setor empresarial à ?surpresa fiscal que pretende romper com a previsibilidade de investimentos já realizados mediante revogação ou cobrança de tributo que havia sido dispensado por tempo indeterminado ou em razão de contrapartidas?. O gerente-executivo Jurídico da CNI, Cassio Borges, alerta que a criação do fundo fere o direito adquirido. Ouça:


Na avaliação da CNI, a lógica que se extrai da norma fluminense indica que o Estado quer buscar recursos dos contribuintes que dispõem de incentivos fiscais com a promessa de posterior devolução. ?Não existe autorização constitucional para criação de ‘empréstimo compulsório estadual’ por ‘estado de calamidade pública financeiro-fiscal’?, enfatiza a CNI na ação.

?A previsão de cobrança desse ‘dízimo tributário’ sobre os benefícios fiscais é inconstitucional, porque avança sobre competências constitucionais exclusivas da União e/ou reservadas à Lei Complementar?, acrescenta a peça assinada pelo gerente-executivo Jurídico da CNI, Cassio Borges. O relator da ADI 5635 é o ministro Luís Roberto Barroso.

Por Diego Abreu

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.