Ceará sedia 2º intercâmbio nacional de lideranças setoriais da indústria de alimentos

Publicado em 18/11/2016 pelo

site da FIEC

.

Presidentes de 13 sindicatos de vários estados do País participaram nesta sexta-feira (18/11), na Casa da Indústria, do 2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Alimentos. O encontro é uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e busca fortalecer a rede sindical da indústria da alimentação criada a partir do primeiro intercâmbio, ocorrido em Natal (RN), em 2014, dando continuidade à troca de experiências e ao debate de temas prioritários para a atuação coletiva dos sindicatos do setor.

O encontro foi aberto pela superintendente do Sistema FIEC, Juliana Guimarães. Ela deu as boas-vindas e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Expansão Sindical, criado pela FIEC na gestão Beto Studart, que amplia o suporte da federação aos sindicatos associados. Segundo ela, é uma experiência que merece e pode ser replicada em outros estados também. A superintendente destacou ainda como uma boa prática do Ceará a atuação alinhada e articulada da federação e as casas de serviços, especialmente o SENAI e o SESI.

O evento foi mediado pela gerente executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camila Cavalcanti, que após a abertura, apresentou um panorama do desenvolvimento associativo no sistema indústria. O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, mostrou em seguida as boas práticas desenvolvidas pelo sindicato. ?O nosso objetivo é trocar experiências e informações para discutir problemas e soluções para que possamos melhorar, ser mais fortes e nos modernizar. Esse encontro é importantíssimo uma vez que temos industriais de todas as partes do Brasil aqui?, declarou.

Participaram do intercâmbio presidentes de sindicatos do Amazonas, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. O diretor regional do SENAI/CE, Paulo André Holanda, e o superintendente regional do SESI/CE, César Ribeiro, também compareceram ao evento.

Durante a reunião, os dirigentes fizeram a revisão dos desafios e das propostas de soluções definidas no 1º Intercâmbio, em 2014, e incluíram novos. Assistiram a uma apresentação dos resultados das atividades e ouviram uma palestra sobre o cenário político e as perspectivas para 2017, conhecendo os projetos prioritários para a indústria que tramitam no Congresso Nacional e projetos específicos de interesse do setor de alimentos.

O Intercâmbio de Lideranças Setoriais foi criado, em 2014, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre líderes empresariais de 15 setores, baseados em diferentes estados, e possibilitar a discussão de temas relevantes para a competitividade da indústria.