Casa Firjan abre ao público

Com um modelo de atuação inovador, a Casa Firjan foi aberta ao público nesta sexta-feira (3/08). Além da bela arquitetura, o destaque é a exposição “Transformação”, que convida os visitantes a entrar por um túnel e fazer um passeio pela história dos proeminentes industriais do país. Com atividades lúdicas e interativas, a mostra nos leva a refletir sobre o futuro e o poder da indústria de transformar. A entrada é gratuita durante todo o mês de agosto e em todas as terças-feiras do ano.

Também neste mês começam os ciclos de palestras e cursos estratégicos (com desconto para associados da Firjan), voltados para o desenvolvimento de competências exigidas para os profissionais e líderes do futuro. A nova unidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio, terá sempre uma programação diversificada, com atividades culturais, palestras, cursos de qualificação profissional, projetos de inovação, laboratório de tendências, entre outras ações. O espaço tem como objetivo estimular a reflexão, criação e entrega de soluções e propostas para os desafios da nova economia.

A nova unidade ocupa uma área total de 10 mil m2, com a casa principal e duas outras, geminadas, construídas no início do século XX, todas restauradas; e ainda um novo prédio, de arquitetura contemporânea e premiada pelas suas soluções de sustentabilidade. Com uma programação inovadora, o local deve atrair um público de 50 mil pessoas até o fim do ano. “Queremos reunir empresários e profissionais de todos os segmentos, jovens com vontade de empreender, universitários, professores, pesquisadores, todo o público envolvido e interessado no futuro e na construção de um Rio de Janeiro melhor”, ressalta Cristiane Alves, gerente geral de Estratégia e Desenvolvimento da federação.

Conexão de diversos públicos

A abertura ao público animou os moradores de Botafogo e redondezas. Mais de mil visitantes conheceram o novo espaço na sexta-feira e no sábado (3 e 4/08). O visitante número 1 da Casa Firjan foi o pequeno Mário, 7 meses, com sua mãe, a publicitária Ellen Barbosa, 27 anos. Ela soube do novo espaço pela imprensa e já estava curiosa para conhecer a construção por dentro: “Além de ser lindo e poder ter momentos de lazer com meu filho, posso fazer cursos voltados para a indústria criativa e me aperfeiçoar ainda mais em minha área”.

Curiosa estava também Cátia Moura, fonoaudióloga de 57 anos. Ela conta que frequentava a casa há mais de 30 anos, quando os antigos proprietários deixavam os jardins abertos, e levava sua filha para tomar sol ali. “Já e uma relação afetiva . Gostei muito de como ficou a arquitetura, a restauração. Precisávamos desse espaço no Rio, que alia cultura, lazer e conhecimento. É um presente para nós, cariocas”, afirmou. Cátia também aproveitou para visitar a unidade com seu filho, Carlos Henrique, 24.  “Como sou economista, tenho certeza que agregará muito à minha formação. Vou me inscrever nas palestras”, disse.

Já o engenheiro mecânico aposentado Henrique Amigo, 73, correu para conhecer o local o quanto antes. Ex-industrial e consultor em qualidade e produtividade, ele acredita que o espaço será essencial para ajudar a melhorar a produtividade das empresas fluminenses. “Aproximar jovens desafiadores e profissionais mais experientes é essencial para ter transformações positivas”, opinou.

Por sua vez, Mônica Vilares, bióloga de 55 anos, se encantou com a exposição. Uma das atrações é o túnel interativo, que convida os visitantes a vislumbrarem o futuro da indústria e da sociedade. “Gostei bastante do robô de Inteligência Artificial, Iara. Ele responde às nossas dúvidas sobre empreendedorismo e nova economia. Descobri, por exemplo, o que é blockchain: uma tecnologia com base na descentralização como medida de segurança”, contou Mônica.

Eventos para conselheiros e convidados

Empresários visitaram a Casa previamente, em 31/07, durante evento que incluiu a palestra “Mude ou Morra – Prepare seu Negócio para a Nova Economia”, com Renato Mendes, sobre como a cultura digital está transformando a nossa forma de se relacionar, comunicar e, acima de tudo, de fazer negócio.

Na quinta, 2/08, foi a vez da inauguração oficial da Casa Firjan para convidados. Houve apresentação do espaço pelo gerente da unidade, Gabriel Pinto, e palestras de Thiago Mattos, considerado um dos principais futuristas do Brasil, além de Vivienne Ming, neurocientista nomeada pela revista Inc. como uma das 10 “mulheres em tecnologia” para serem seguidas.

“Com mais de 190 anos de atuação, primeiro como SAIN (Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional) em 1827, a Firjan dá mais um passo em direção ao desenvolvimento da indústria, dialogando com o passado, presente e futuro ao ampliar sua atuação de acordo com os novos caminhos do setor produtivo”, afirma Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação.

Casa Firjan

Funcionamento: A partir de 3/08, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h / sábado, das 8h às 17h

Endereço: Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo

Entrada gratuita durante todo o mês de agosto e em todas as terças-feiras do ano

Exposição “Transformação”

De terça a sexta-feira, das 10h às 20h / Sábado, das 10h às 17h

Endereço: Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo

Ingressos: R$ 10 / R$ 5 para estudantes, idosos, associados da Firjan e moradores de Botafogo.

Entrada gratuita durante todo o mês de agosto e todas as terças-feiras do ano

Fonte: Firjan