Câmara de Colisão do sindicato unida em prol da categoria

Em reunião realizada no dia 26 de abril, no SENAI Tijuca, os empresários de Colisão (Funilaria e Pintura) do sindicato atestaram que, quando necessário, são capazes de demonstrar união e vontade de crescer. A diretoria do sindicato é detentora de grande apoio – quase unânime – entre os empresários do setor, liderados pelo presidente Celso Mattos. “Esse apoio sempre existiu e sempre existirá. As conversas paralelas fazem parte do cenário e são uma tentativa de enfraquecer o setor, uma covardia que fazem conosco usando esses artifícios e artimanhas. Contudo, tenho em meu vice-presidente Alexandre e toda a diretoria a força necessária para mantermos a união do setor”, afirmou o presidente.

Nessa retomada de reuniões, foi apresentado o trabalho do SEBRAE que, com maestria e precisão, demonstrou o cenário e comprovou algumas teses que o sindicato já tinha certeza, a queda de algumas grandes seguradoras e a retomada de pequenas e antigas  seguradoras. Ficou evidenciado entre os associados que é necessário o reajuste anual de mão de obra, o acerto do custo administrativo e custo fiscal, o reajuste das atividades acessórias em negociação exclusiva com o sindicato e não individual, ponto pacificado e questão fechada entre os presentes. Levantou a questão de possíveis retaliações, momento em que ocorreu a manifestação e intervenção do presidente. “Vivemos em um estado democrático de direito, não temos mais espaços para retaliações. Não posso negar que isso não aconteça, até mesmo pelo simples fato de já me sentir retaliado por algumas seguradoras, mas esse não é o pensamento da diretoria das seguradoras, e sim algo feito por funcionários de escalão inferior, dos quais tomam de forma pessoal, não sabendo separar as instituições das empresas. Atos que podem ser repreendidos, notificados e, em último caso, ingressarmos com o pedido de ajustamento de conduta via Ministério Público. Tenho certeza que isso não será necessário, devido  a excelente relação com todas as diretorias e presidências das seguradoras que sempre mantive” enfatizou Mattos.

Ademais, ficaram acertado alguns ajustes e ações com maior vigor dos empresários, coordenadas no sindicato e que podem causar mudanças imediatas. Contudo, os presentes chegaram à conclusão de que a questão será retomada e decidida na próxima reunião, agendada para o início da segunda quinzena de maio, momento em que teremos a equipe técnica do SEBRAE para apresentação do projeto e a equipe técnica econômica, jurídica e tributária da FIRJAN para esclarecer questões de reajustes e temas fiscais, fortalecendo assim a entidade perante aos seus associados.