Atendimento Consultivo no sistema indústria foi tema de oficina para sindicatos

Publicado em 27/10/2016 pelo

site da FIEPE.

Os executivos de sindicatos associados à FIEPE participaram, no dia 25 de outubro, de uma oficina sobre atendimento consultivo no Sistema Indústria. Conduzida pelo consultor da CNI, Carlos Miguel Aranguren, a capacitação teve seis horas de carga horária e atraiu cerca de dez representantes das entidades parceiras à Federação. O principal objetivo foi sensibilizar os executivos de sindicatos para a importância de adotarem uma nova postura no relacionamento com as indústrias representadas, bem como capacitá-los quanto ao uso das técnicas e instrumentos relacionados à abordagem de atendimento consultivo.

O programa contemplou desde a metodologia de atendimento consultivo até como alcançar níveis de excelência, investindo em alto conhecimento técnico, habilidades interpessoais e vendas com capacidade para prospectar novas indústrias. O instrutor detalhou, ainda, a estrutura do Sistema de Representação da Indústria, enfatizando o papel dos sindicatos e de seus executivos para o fortalecimento desse sistema, as linhas de soluções (produtos e serviços) do Sistema Indústria, possibilidades de atuação dos executivos como articuladores de negóciose os principais conceitos e técnicas relacionados à abordagem consultiva. Além da parte teórica, a programação contemplou atividades práticas que possibilitaram o exercício das técnicas e a experimentação dos instrumentos apresentados.

?À medida em que vou viajando o Brasil preparando executivos dos sindicatos, percebo que esses profissionais têm perfis distintos. No entanto, a importância do consultor de negócios converge para a importância no diálogo com as indústrias e na maior eficiência das ações?, pontuou Miguel para os participantes.

A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sindical (PDA) ? um instrumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as Federações de Indústria, para fortalecer a representação sindical empresarial, aprimorar a atuação na defesa de um ambiente de negócios favorável à competitividade da indústria.