Aprovação de reformas é prioridade da indústria no Congresso Nacional em 2017

Para a CNI, novas regras para a Previdência Social, simplificação de tributos e modernização das relações do trabalho terão impacto relevante para a retomada do crescimento sustentável do Brasil

Seminário RedIndústria


?O momento é propício para avaliarmos e discutirmos a urgência de temas essenciais para a retomada do desenvolvimento econômico e social sustentado” – Paulo Afonso Ferreira

A aprovação de reformas estruturais pelo Congresso Nacional em 2017 dará condições para a retomada do crescimento sustentado da economia brasileira no futuro. Segundo o presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, Paulo Afonso Ferreira, a mudança nas regras da Previdência Social, somada à limitação do crescimento do gasto público, eliminará o principal obstáculo para o Brasil manter um ciclo de desenvolvimento duradouro e estável, que é o desequilíbrio das contas públicas.

Ferreira antecipou as prioridades da indústria para 2017 nos debates do Congresso Nacional na abertura do Seminário RedIndústria, nesta quarta-feira (1º). O evento ocorre até quinta-feira (2), em Brasília, e reúne mais de 200 técnicos da CNI, das 27 federações e de cerca de 80 associações setoriais da indústria para construir a 22ª

Agenda Legislativa da Indústria

. ?O momento é propício para avaliarmos e discutirmos a urgência de temas essenciais para a retomada do desenvolvimento econômico e social sustentado”, afirmou.


PRIORIDADES ?

A redução da burocracia e o aumento da segurança jurídica para o ambiente de negócios são fatores que permeiam os temas mais relevantes para a indústria brasileira neste ano. No campo econômico, espera-se que o Congresso comece a discutir uma proposta de reforma tributária no segundo semestre, após a promulgação de novas regras para a Previdência Social. ?Deve ser uma reforma simplificadora e estimuladora de investimentos?, exemplificou Ferreira.

A repactuação de dívidas financeiras e a regularização de dívidas tributárias das empresas, tirando-as de uma condição de inadimplência, viabilizará o início de novos projetos e investimentos necessários para o desenvolvimento regional e a retomada do crescimento. Além disso, a modernização das relações do trabalho, pela valorização da negociação coletiva, por exemplo, representa um importante estímulo à geração de empregos e redução nos conflitos na Justiça do Trabalho.


Conheça algumas prioridades da indústria brasileira na agenda de desenvolvimento do país em 2017:


Economia


Reforma da

Previdência


Programa de

Regularização Tributária


Reforma

tributária


Relações do Trabalho


Revisão da Norma Regulamentadora nº 12 (

NR 12

)

Regulamentação da

Terceirização


Valorização da

Negociação Coletiva

Meio Ambiente


Racionalização das Normas Ambientais

Questões institucionais


Reforma Política

Por Guilherme Queiroz

Fotos: Miguel Ângelo

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.