Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo

É de Casa mostrou, no sábado (14), residência popular inteligente construída por estudantes do Distrito Federal e ensinou a fabricar mesa multifuncional, um dos móveis projetados e construídos para a competição

Zeca Camargo com os alunos do SENAI do Distrito Federal João Vitor e Lucas Maciel

Alunos do

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

do Distrito Federal participaram, ao vivo, nesse sábado (14), do programa

É de Casa

, da TV Globo. Os estudantes João Vitor dos Anjos Oliveira, 17 anos, e Lucas Maciel Santos Gomes, 18 anos, ensinaram a fabricar um móvel multifuncional, que pode ser usado como mesa de centro e de jantar. Eles integram a equipe que venceu o desafio da Casa Popular Inteligente da

Olimpíada do Conhecimento 2016

. Reportagem mostrou também as inovações da residência construída durante a competição que levaram à vitória dos competidores do

SENAI de Taguatinga

.

A casa vencedora, construída em um contêiner e com material reciclado, possui sistemas de reaproveitamento de água da chuva, geração de energia por meio de painéis solares e aquecimento de água a partir do calor emitido pelo ar condicionado. Além disso, a porta é aberta com leitura biométrica e equipamentos, como as câmeras de segurança, e as luzes podem ser ativados remotamente com uso do celular. Os móveis multifuncionais, especialmente desenvolvidos para ambientes pequenos, também são destaque no projeto, como uma cadeira que se transforma em mesa.

João Vitor, estudante do curso de Marcenaria, e Lucas, aluno de Funilaria, considerado ?coringa? na equipe do DF, estiveram nos estúdios do programa, no Rio de Janeiro, para mostrar o passo a passo da fabricação da mesa multifuncional feita com madeira de reaproveitamento e material reciclado. ?Nós gostamos muito de ter vocês no programa, gente que é de uma geração que está tendo ideias, que está fazendo coisas com inteligência, criatividade e sobretudo com economia?, comentou o apresentador Zeca Camargo, que também visitou o SENAI em Taguatinga para mostrar todos os detalhes da residência vencedora.

Felizes com a oportunidade, os estudantes explicaram como foi participar do programa: ?Eu achei muito emocionante. Estava muito nervoso, mas ao final foi divertido?, conta João Vitor. Para Lucas, que viajou de avião pela primeira vez, a educação profissional abre portas na carreira e na vida pessoal. ?Eu recomendo aos jovens que procurem o SENAI porque estudar no SENAI muda a vida das pessoas. Sou uma prova disso.?

O projeto desenvolvido e executado por docentes e alunos do DF venceu equipes de cinco estados, cada uma com orçamento de R$ 50 mil para construir uma casa popular inteligente durante a Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. Em uma área de 50 mil metros quadrados construída na área externa do Ginásio Nilson Nelson, a competição reuniu 1.200 competidores: alunos do SENAI, dos Institutos Federais de Educação, do

Serviço Social da Indústria (SESI)

e de escolas públicas. O evento atraiu mais de 118 mil visitantes em Brasília, de 10 a 13 de novembro do ano passado.

Além dos desafios por equipe em sete áreas tecnológicas, como a fabricação de um carro do futuro, a Olimpíada também contou com o Festival de Robótica e a Mostra de Ciências do SESI, exibição de produtos e soluções inovadoras no Inova SENAI e no Grand Prix de Inovação, e avalição prática de alunos de cursos técnicos e de qualificação no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP).

– Veja como foi a participação dos alunos do SENAI no programa É de Casa.

Confira a parte 1 do programa

e também a