Abertura do mercado de gás tem potencial para destravar R$ 380 bilhões em investimentos, avalia Firjan

Programa do Novo Mercado de Gás anunciado hoje pelo Governo federal tem potencial para destravar R$ 380 bilhões em investimentos, segundo análise técnica da Firjan. No Rio de Janeiro, o monopólio na produção e distribuição do produto representa um risco para 40 mil empregos industriais, devido ao alto custo do gás para a indústria.

O anúncio da redução de 9,8% no GLP também merecer ser comemorado e um indicativo de para onde o gás natural também merece rumar. Mas a Firjan ressalta que do mesmo modo deve ser revista a precificação do gás natural, a qual deverá sofrer um ajuste positivo de 3,55% no Rio a partir de agosto.

A Firjan defende a abertura de fato do mercado de gás natural, que apenas assim poderá haver redução real do preço final ao consumidor. A redução no valor é fator essencial para aumento da competitividade do setor produtivo.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.