6 motivos por que a indústria é importante para o desenvolvimento do Brasil, na opinião da população
Mais de 90% dos brasileiros consideram que a indústria tem papel de destaque no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O setor aparece em primeiro lugar entre os mais importantes para o crescimento do país, em
pesquisa
realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2.002 pessoas em 141 municípios*. Dos entrevistados, 43% disseram que as indústrias de transformação, extrativa e da construção são o setor mais significativo para o crescimento nacional. Em seguida aparecem a agropecuária (17%) e a administração pública (10%). Um total de 87% da população diz que ter uma indústria forte deve ser prioridade. Veja qual o grau de importância da indústria para o país, na opinião dos brasileiros.
1. Gera empregos
Para 95% dos entrevistados, a indústria é importante ou muito importante para a criação de postos de trabalho. Confrontados com uma situação hipotética em que sua cidade receberia um novo empreendimento com 1 mil novos empregos, 51% das pessoas elegeram que deveria ser no setor industrial (transformação, extrativa da construção). Em seguida aparece o comércio (13%).
2. Crescimento da economia
O setor é importante ou muito importante para impulsionar o crescimento da economia na opinião de 96% das pessoas.
3. Melhoria do padrão de vida das pessoas
A indústria contribui para a melhoria do padrão de vida da população na opinião de 94% dos entrevistados.
4. Desenvolvimento de tecnologia/inovação
As empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país segundo 92% dos brasileiros.
5. Redução das desigualdades regionais
O papel da indústria para diminuir as diferenças regionais é importante ou muito importante para 88% das pessoas.
6. Exportações
Os produtos industrializados são considerados importantes ou muito importantes para as exportações na opinião de 87% das pessoas. Para 83%, o aumento das exportações gera mais empregos no Brasil.
*A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de março de 2014.
Clique para conferir os detalhes
.
Por Mariana Flores
Foto: Arquivo/CNI
Da
Agência CNI de Notícias