5º Seminário Nacional do GNV

A  Firjan sediou, nesta quarta-feira (21/09), o 5º Seminário Nacional do GNV – Oportunidades da Abertura no Mercado do Gás para Veículos Pesados, promovido pelo Sindirepa, com o apoio do Comitê Nacional do GNV. O evento atraiu cerca de 150 pessoas e com 300 vizualizações pelo Youtube.

Presidente do Sindirepa e Vice-Presidente da Firjan, Celso Mattos afirmou que, no estado do Rio, a expansão do uso do Gás Natural Veicular (GNV) está sempre em sua agenda: “Continuaremos a defender com afinco o desenvolvimento do mercado e a busca por mais realizações para o setor automotivo. Exemplo recente é o projeto que estamos estudando de conversão da frota veicular do estado para GNV. Reforço aqui a necessidade desse trabalho”, ainda segundo Mattos “Destaco duas pautas importantes para o mercado de GNV. A integração do gás natural e do biometano para descarbonização do transporte pesado e incluir o gás natural no rol de combustíveis com equiparação tributária aos combustíveis renováveis.  Essas propostas fazem parte do documento entregue para os candidatos Propostas Firjan para um Brasil 4.0”.

De acordo com  Gabriel Kropsch, vice-presidente da Abiogás, hoje, com a agenda da sustentabilidade e da transição energética em pauta, o gás entra no centro dos debates. “Isso traz para o Sudeste um grande diferencial, pois temos muito volume disponível aqui. Temos que trabalhar junto com o poder público para reduzir tarifas e sermos mais competitivos. Temos tudo para usar o gás nos mais diversos consumos industriais”, destacou.

Também esteve presente o Diretor de GNV do Sindcomb, Alecionildo Pereira Sodré.  “O evento contou com muitos players importantes. Tenho certeza de que haverá desdobramentos positivos para o setor”, comentou.

O evento teve o patrocínio da Firjan, Sebrae, Naturgy, Kolbenschmidt, Pierburg, Landirenzo, KGM, IGT Motors, Mistergás, SICOOB, Cilia, Préssor GNV, Sinergas, EDS Imports e Rodima.

Fotos: Clique aqui para ver as fotos do evento.

Fotos de Julia Moraes