3 motivos que fazem com que a indústria seja o setor preferido para o trabalhador começar a carreira profissional


Pesquisa da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

com 2.002 pessoas em 141 cidades* mostra que a indústria (transformação, extrativa e da construção) é o setor preferido para o começo de uma carreira profissional, na opinião de 30% dos brasileiros. A administração pública e o comércio aparecem em segunda e terceira posição, com 18% e 15%, respectivamente. Dos entrevistados, 74% disseram que incentivariam seus filhos a buscar carreira na indústria.


1. Os empregos na indústria são mais gratificantes que os dos demais setores


Da população brasileira, 64% concorda parcial ou totalmente com a afirmação. Dos entrevistados que trabalham ou já trabalharam na indústria, 70% fizeram a afirmação. O percentual se reduz para 62% entre os que nunca trabalharam.



2. As indústrias pagam melhores salários que as demais empresas


Para 60%, o setor remunera melhor. Esse pensamento varia conforme o nível de instrução, embora continue bastante presente na população. Entre os que possuem até a 4ª série do ensino fundamental, 63% concordam. O volume cai para 54% entre os que têm nível superior.


3. Os trabalhadores da indústria são mais qualificados que os trabalhadores das demais empresas


A pesquisa apontou que 58% dizem que os funcionários das empresas industriais têm mais qualificação que os trabalhadores de outros setores.

* A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de março de 2014.

Acesse

.

Por Mariana Flores

Foto: Arquivo/CNI

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.