No começo de 2017, um vídeo de um carro explodindo ao abastecer com GNV viralizou nas redes sociais. Apesar das imagens assustarem muitos motoristas, o vídeo é um tanto sensacionalista. O medo de explosões ao abastecer com GNV é como ter medo de andar de avião. As chances de queda são absurdamente menores do que as chances de um acidente na estrada, por exemplo, mas existem vídeos e notícias sensacionalistas que alimentam esse tipo de medo.
Hoje, a Evolução do Gás te explica o porquê de as chances de explosões ao abastecer com GNV serem bem baixas. Confira a seguir.
Por que abastecer com GNV não vai causar explosão?
A densidade do gás natural veicular é inferior a 1, isso faz com que o gás seja mais leve que o ar. O que isso significa? Significa que, em caso de algum vazamento, o GNV se dissipa rapidamente, elevando-se para as camadas mais altas da atmosfera. No caso de vazamento em locais fechados, devemos saber que o GNV não causa asfixia, já que ele não se acumula nas camadas inferiores da atmosfera. Por não ser tóxico, o gás natural veicular também não causa danos à saúde no caso de inalação.
O que pode causar uma explosão?
O motivo que pode levar a um acidente ao abastecer com GNV é uma conversão realizada em uma oficina não capacitada e o uso de cilindros impróprios para o GNV. Algumas oficinas impróprias utilizam outros tipos de cilindros para diminuir os custos da conversão GNV, mas apenas os cilindros fabricados especialmente para contenção do GNV devem ser utilizados no serviço.
É de extrema importância realizar a conversão em uma oficina responsável. Saiba a marca e a procedência do cilindro utilizado e se a oficina é credenciada para a realização da instalação de gás veicular. Além disso, faça a revisão sempre que possível. Utilizando o GNV ou qualquer outro tipo de combustível, é muito importante saber que está tudo dentro dos conformes antes de entrar no carro e colocar a sua família ou amigos dentro dele.
Assista ao vídeo sobre o abastecimento com GNV: