GNV é seguro, siga as dicas e procure as instaladoras cadastradas no Sindirepa
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O acidente com um veículo ocorrido nesta manhã (26/7), em um posto de combustível, é mais um caso de instalação de cilindro de GNV sem qualquer condição de uso. Há indícios que o equipamento já tenha sido queimado, cortado, que esteja fora de validade e, mesmo assim, reinstalado.
O Presidente do Sindirepa, Celso Mattos, especialista no setor automotivo diz que, por ser gasoso e mais leve que o ar, o gás não se acumula no ambiente, em caso de vazamento, reduzindo o risco de incêndio. Celso diz que o GNV é muito mais seguro que a gasolina, etanol ou diesel atuando nas mesmas condições.
A economia média é de 50%, mas muitos não convertem os carros com medo de acidentes Cilindros precisam ser certificados e instalação feita em oficina credenciada
Que o Gás Natural Veicular (GNV) é o combustível mais econômico disponível no mercado, todo mundo sabe. Segundo dados do SINDIREPA, o produto é 57% mais em conta do que o preço do etanol e 48% do valor da gasolina. Ou seja, o motorista que usa GNV no carro gasta quase metade do dinheiro que gastaria com abastecimento convencional.
Isso além do benefício no desconto do IPVA, meio ambiente, qualidade de vida e a sua função social que proporciona uma excelente qualidade de vida .
CILINDRO DE GNV
O caso dessa explosão ainda está sendo investigado pelas autoridades. A polícia analisará o kit gás utilizado no veículo e encaminhará para o Sindirepa o resultado da perícia realizada.
“Quando acontece algum acidente com o gás natural, e eles são bem raros, principalmente se comparados a incêndios em carros de combustível liquido (álcool e gasolina), é porque houve negligência no cumprimento das normas de segurança”, ressalta Celso Mattos, Presidente do Sindirepa.
Segundo o mesmo “Aparentemente o cilindro que explodiu nessa terça-feira, (26) é produto de reteste, com vestígio de trinca, no seu miolo existe aparentemente indícios de fogo, ou seja aparentemente todo irregular. O consumidor precisa colocar na cabeça que a instalação barata, com produtos sem o reteste correto, com nota fiscal falsa, em empresas sem registro do Inmetro e não associado ao Sindirepa terá como resultado futuro, provavelmente uma explosão. Mais uma vez peço que consultem o Sindirepa, podemos indicar empresas com a devida qualificação” finaliza Mattos.
O Sindirepa reforça que a explosão só ocorre quando há a ruptura na parede do cilindro. Mas isso não deveria acontecer já que o cilindro é feito de uma liga metálica muito forte que resiste até a tiros de armas de baixo calibre.
“O cilindro é fabricado seguindo normas rígidas do Inmetro. O equipamento não pode ter soldas e nem emendas. O tempo de vida útil é de 20 anos, mas deve ser inspecionado a cada cinco anos. Da mesma forma as oficinas que instalam kits de conversão para GNV precisam ser certificadas pelo Inmetro e pedimos para validar com o Sindirepa, pois existe um mercado de irregularidades, mesmo em empresas do Inmetro”. continua
“O Sindirepa, faz questão de ressaltar que esteve recentemente no Inmetro e não pela primeira vez, cobrando ações imediatas, principalmente na questões de notas fiscais falsas, também cobramos a fiscalização em algumas empresas de reteste, medidas que aumentam a segurança para o consumidor final”. finaliza Celso Mattos, Presidente do Sindirepa.
(21) 99924-1296
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