Normas e procedimentos duvidosos, o que fazer?
O excesso de normas no setor e a padronização de determinados processos inibe a competição. A afirmação é de um dos associados do Sindirepa Rio que identifica o excesso de normas, regulamentos que são criados para favorecem única e exclusivamente “alguns“ sem nenhuma comprovação de eficiência aplicada no setor. Segundo Italo, para quem o mercado deve passar por um processo de amadurecimento: “o potencial do setor automotivo é muito grande. Podemos agregar novos produtos, ampliar mercados, atrair novos segmentos e atender a sociedade com qualidade”. parem de criar obstáculos, termina Italo.
Segundo o Presidente do Sindirepa Rio, essa foi uma demanda recorrente, e o Sindirepa Rio trabalha no sentido de minimizar a burocracia e as chamadas vendas de certificação sem avaliação, aquele tipo de certificação que você obtém, basta pagar, não existe critério.
“Estamos bem adiantando na certificação de pessoas e processos com o Senai, uma instituição que tem a isonomia necessária e comprovadamente os melhores centros automotivos, não precisamos inventar, temos que facilitar”. termina Mattos.
Previsões do Sindirepa Rio dão conta que no final de 2018 o setor terá o modelo adequado de certificação já elabora e pronto para ser aplicado.