Formação do Comitê Nacional do GNV

Reuniram-se no último dia 10 de outubro de 2017, na sede do Sistema FIRJAN, os principias players do GNV nacional. Na ocasião, foi constituído o Comitê Nacional do GNV que será presidido por Celso Mattos, presidente do Sindirepa RJ, e coordenado por Karine Barbalho Fragoso, gerente de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do RJ. O comitê tem como objetivo verificar, normas, procedimentos, incluir, excluir e alterar os mesmos juntos ao Inmetro, bem como criar as estatísticas e pesquisas, buscando sempre a expansão do GNV no Brasil.

Estiveram presentes no encontro o subsecretário de Desenvolvimento, Jorge Loureiro, a gerente da Gás Fenos, Maria Cristina, os gerentes da Bahia Gás, Patrícia e José Carlos, a gerente da Petrobrás, Helena Silva Ramos, o chefe de gabinete da Presidência do Inmetro, Paulo Gomes, o supervisor de fiscalização da ANP , Paulo Iunes, os diretores da Fecombustível e do Sindicomb, Manuel e Gustavo Sobral, o presidente da Assinsp RJ, Luiz Henrique, além de representantes dos fabricantes de equipamentos e cilindros Mat Cilindros, IGT, Tury, Aspro, Brc e outros representantes e colaboradores, ou seja, todo encadeamento produtivo, demonstrando interesse no programa no GNV.

Equipe que compõe o Comitê Nacional do GNV

Vale destacar que a efetiva presença de todos principais players do setor tornou latente o comprometimento, representação e credibilidade do comitê. Segundo Celso Matto, o encontro foi um marco para o segmento, “afinal, estamos falando de um combustível limpo, que não agride o meio ambiente, que traz economia ao consumidor e que precisa ser trabalhado com sua devida importância e representavidade”.

Na reunião, que contou com participação ativa de todos os integrantes, a Petrobrás reforçou a importância do comitê, bem como a Gás Fenosa, que reconheceu que o comitê é importantíssimo.

O chefe do gabinete da Presidência do Inmetro, Paulo Gomes, afirmou que a agenda do presidente do órgão está aberta para o presidente do Sindirepa, Celso Mattos. “O Inmetro trabalhará com o Sindirepa RJ as alterações e implementações necessárias para o bom andamento do programa do GNV”, ressaltou.

Na reunião foram criados dois subcomitês, o de Normas e Procedimentos – liderado por Marcio Paschoal, vice-presidente do Sindirepa-RJ, e o de Segurança, que terá a liderança escolhida nos próximos dias.