FIEMT – Segurança e Saúde no Trabalho na era do eSocial é tema de curso no Sinduscon
Publicada em 16/8/2016 pelo
site da FIEMT
.
O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), juntamente com o Sinduscon MS, a FIEMS, CNI e Sebrae realizou nesta terça (16) o curso ?Como fazer gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na era do eSocial?, destinado a empresários do setor industrial, engenheiros e gestores de SST de empresas da Construção Civil.
Amarildo Miranda de Melo, presidente do SINDUSCON MS destacou a importância da capacitação profissional, principalmente em momentos de crise como o atual, em que o setor industrial é obrigado a ganhar produtividade e competitividade.
O Curso apresentou os principais aspectos do eSocial, que trata-se de um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Abordou também os impactos deste sistema para as indústrias, destacando pontos de atenção relacionados à gestão do cumprimento das obrigações de SST e incentivando a ação coletiva para buscar a modernização da legislação trabalhista e previdenciária.
Segundo Gustavo Werner, a exigência das empresas aderirem ao eSocial pode ajudar na melhoria da gestão na saúde e segurança do trabalho. ?É um momento de grande reorganização da área de gestão de pessoas. As empresas vão ter que adotar métodos de interação entre os Recursos Humanos, a Medicina e a Engenharia de Segurança?, afirma. Segundo ele, o lado positivo é a visualização do impacto na economia e na gestão.
Já a gestora do PDA de Mato Grosso do Sul, Aline de Paula Cardoso ressaltou a participação da indústria nas discussões desta nova exigência, deixando claro o papel da indústria na gestão das pessoas e para organizar essa área, porque, com o associativismo, as empresas podem participar de uma forma mais efetiva da discussão do assunto.