Empresários de Araripina participam de curso sobre mercado internacional, promovido pela FIEPE e CNI
Publicado em 15/9/2016 pelo
site da FIEPE
.
Empresários da região do Araripe pernambucano participaram de um curso promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco ? FIEPE, com o apoio do SEBRAE e da CNI, sobre como se preparar para o mercado internacional. A capacitação aconteceu na cidade de Araripina no dia 14 de setembro e teve como instrutor, o consultor Luiz Roberto Oliveira.
Durante o curso os empresários aprenderam sobre conceitos fundamentais da internacionalização dos negócios e puderam conhecer exemplos de empresas que adotaram a exportação como estratégia de crescimento. Luiz Roberto apresentou as vantagens e desvantagens da exportação direta ? feita pela própria empresa para o mercado externo ? e da exportação indireta ? com a participação de tranding companies.
Ele destacou que internacionalizar os negócios traz uma série de benefícios para as empresas que passam a diversificar seus mercados, aumento do faturamento e melhoria nos processos e qualidade dos produtos. Além disto, a internacionalização diminui a dependência da sazonalidade de outros mercados oportunizando novos negócios.
O consultor também apresentou aos empresários da região do Araripe pernambucano, responsável por 95% da produção de gipsita (gesso) do Brasil, a estrutura nacional que dá apoio à internacionalização. ?Diversas instituições capacitam, preparam e apoiam os empresários no processo de internacionalizar seus negócios. Temos o exemplo do MDIC, Apex, os Bancos públicos e outros organismos incentivam para que os empresários brasileiros comecem a olhar para o mercado exterior como uma grande oportunidade de negócio?, destacou Luiz Roberto.
O curso ?Como se preparar para o mercado internacional? é uma ação da Confederação Nacional da Indústria ? CNI que através do Plano de Desenvolvimento Associativo ? PDA estimula o associativismo na indústria brasileira, objetivando o desenvolvimento do setor. Em Araripina a FIEPE ofertou o curso de maneira gratuita para empresários de vários setores como do polo gesseiro, calçados, mineração e outros.