Recuperação da economia depende de redução maior dos juros, avalia CNI

Banco Central
Ao decidir pela redução de apenas 0,25 ponto percentual na taxa de juros, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) desconsiderou a forte recessão da economia brasileira e a convergência das expectativas de inflação para a meta de 2017. A avaliação é da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

. Com esperada queda da inflação nos próximos meses, a lenta redução da taxa Selic, que passa para 13,75% ao ano, provoca um aumento nos juros reais, o que dificulta ainda mais a retomada da  atividade econômica.

Para a indústria, a redução mais intensa da taxa de juros é indispensável para recuperar as condições financeiras das empresas e das famílias, incentivar o consumo e reativar a economia. A CNI considera ainda que os avanços nas medidas que visam ao ajuste fiscal, como a aprovação da  Proposta de Emenda Constitucional  que limita o crescimento do gasto público e as discussões sobre a reforma da Previdência, também justificariam uma queda maior dos juros.

Da

Agência CNI de Notícias